288 cidades de nove estados recebem reconhecimento federal de situação de emergência por conta de desastres naturais

Duzentas e oitenta e oito cidades brasileiras obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência nesta sexta-feira, 28 de maio. O status foi concedido pela Defesa Civil Nacional.

A maior parte dos reconhecimentos foi concedida em razão da estiagem. São 284 municípios nessa condição, sendo 150 da Paraíba, 127 de Minas Gerais, dois do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina e um no Ceará, em Pernambuco e no Piauí.

Ao obter o reconhecimento federal, os municípios podem solicitar recursos para ações de resposta e reconstrução. Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, explica como o repasse pode ser utilizado.

“Os municípios que tiveram reconhecimento federal de situação de emergência podem fazer a solicitação de recursos para as ações de resposta, que compreendem socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais e também para as ações de recuperação. Os pedidos devem ser encaminhados via S2id, que é a principal plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil”.

A Defesa Civil Nacional também reconheceu a situação de emergência das cidades de Borba e Nova Olinda do Norte, no Amazonas, e Prainha, no Pará, por conta de inundações. 

Já Francisco Badaró, em Minas Gerais, foi atingida por chuvas intensas.

A lista completa dos municípios com reconhecimento e mais informações podem ser acessadas em mdr.gov.br.



Fonte: Brasil 61

Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *