Festival Bandas de Cá

apresenta

“Encontro de Bandas”

e

       "1º Concurso de Arranjos para Bandas Tradicionais de Música”

Para o Concurso, as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de setembro.
O edital e ficha de inscrição estão no site: www.artbhz.com.br

Nos meses de outubro e novembro em sete cidades (Ouro Preto, Barão de Cocais, Tiradentes, Diamantina, Juiz de Fora, São Lourenço e São João Del Rei), vão ser realizados dois belos e oportunos festivais voltados para o resgate das tradicionais bandas do interior de Minas Gerais. Intitulado Bandas de Cá, o evento acontece simultaneamente em duas vertentes.

A primeira é um super Encontro de Bandas, que acontecerá dentro de uma intensa programação cultural, com apresentação de bandas de talento, com o objetivo de premiar artistas, promover intercâmbio do tradicional com outras manifestações artísticas e potencializar a formação de platéias para valorização da auto-estima e da própria arte.

O 1˚ Concurso de Arranjos para Bandas Tradicionais de Música tem como objetivo valorizar a música das bandas tradicionais, seus compositores e arranjadores, contribuindo com o repertório nacional das bandas de música, além de promover a diversificação, o acesso à cultura e a salvaguarda do patrimônio musical tradicional brasileiro.

Promovido pelo Cerem – Centro de Referência musicológica José Maria Neves de São João Del Rei, a realização é assinada pelo SESI MINAS.

No concurso poderão participar músicos de qualquer região do Brasil. As inscrições gratuitas serão aceitas somente as que apresentarem trabalho no âmbito da música brasileira, de temática livre, na modalidade arranjo musical, isto é, adaptação de uma composição musical para a execução por um grupo específico de vozes ou instrumentos musicais, neste caso, as bandas tradicionais de música. Geralmente compostas pelos instrumentos: Flautim, Requinta Mib, Clarinetas, saxofones, trompas, trompetes, trombones, bombardino, tubas e percussão.

O Festival Bandas de Cá foi dividido em sete etapas, cinco eliminatórias (11/10 a 08/11), uma semifinal (15/11) e uma grande final 29/11.

Ouro Preto
Data: 11 de Outubro
Local: Praça Tiradentes

Barão de Cocais
Data: 18 de Outubro
Local: Praça Monsenhor Gerardo (Praça da Matriz)

Tiradentes
Data: 25 de Outubro
Local: Largo das Forras

Diamantina
Data: 01 de Novembro
Local: Guaicuí

Juiz de Fora
Data: 08 de Novembro
Local: Parque Halfeld

São Lourenço
Data: 15 de Novembro
Local: Praça Vital Brasil

São João del-Rei - Encerramento
Data: 29 de Novembro
Local: Av. Presidente Tancredo Neves de Almeida

UM RESGATE CULTURAL DAS BANDAS TRADICIONAIS MINEIRAS

UMA MINA DE BANDAS

O estado de Minas Gerais possui, hoje, cerca de mil agremiações de bandas de música tradicionais. Valiosas relíquias que permanecem anônimas, como tesouros escondidos no fundo do baú. A imagem é semelhante a de um instrumento muito raro, esquecido em sua caixa.

Do Circuito Guimarães Rosa ao Circuito Estrada Real. Do norte ao sul de Minas. Da Cordisburgo de João à Itabira de Drummond, a poesia, a arte, a música são tão naturais quanto o sertão, o cerrado ou a serra. O estado com mais municípios do país é também o estado com maior número de bandas tradicionais. Entretanto, apenas uma parcela muito pequena desse acervo alcança o reconhecimento. A grande maioria se encontra no ostracismo, sem dialogar com o público além de sua região nem com a contemporaneidade.

BANDAS DE CÁ

O Projeto será apresentado em sete etapas, sendo seis eliminatórias, uma semi-final e uma grande final.

Cinco Etapas Eliminatórias
Para esse momento, foram selecionadas cinco cidades representantes de pólos de produção artística no segmento - Ouro Preto, Barão de Cocais, Tiradentes, Diamantina e Juiz de Fora, para a promoção de um dia inteiro de festividades, sempre aos domingos.

Em cada uma delas, doze bandas, selecionadas pelo CEREM - Centro de Referência Musicológica José Maria Neves de São João Del Rei, irão apresentar em praça pública, num palco-coreto. Tais bandas receberão um incentivo, no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) para investirem no próprio trabalho profissional. Na ocasião, serão executados três arranjos, de um total de 15 pré-selecionados, que concorrerão ao prêmio final dos três melhores arranjos do concurso. Dessa forma, serão avaliados por um júri legítimo, artisticamente qualificado, os melhores arranjos.

Etapa Semi-Final
Na etapa semi-final três dos cinco melhores arranjos selecionados nas eliminatórias serão escolhidos para a Grande Final.

A Grande Final
O primeiro, segundo e terceiro lugares serão escolhidos na grande final.

O Evento
A abertura do evento em cada município será marcada por um grande desfile tendo à frente um carro antigo (uma “jardineira” de 1918), levando em seu interior a Banda Curió de Minas, sob a regência do Maestro Teófilo Helvécio, bem como um boneco representante do músico homenageado do Projeto, o compositor mineiro Ary Barroso.

Ao final da apresentação do concurso de arranjos, a Cia Navegantes de Teatro de Bonecos, sob a direção de Catin Nardi, fará uma apresentação do seu mais novo espetáculo: O Bloconeco - os bonecos gigantes anões de Catin Nardi e sua Banda.

Em torno da praça, haverá ainda uma exposição cenográfica itinerante, composta de músicos, instrumentos e curiosidades sobre a história das bandas tradicionais, além de uma exposição fotográfica, composta de 30 banners, sobre os melhores momentos de uma das etapas anteriores.

A final acontecerá na cidade de São João del Rei.

                                                                                                                                                                                                                          


Informações para o público
Site: www.artbhz.com.br                  (obs: o texto desta página foi copiada e colada conforme fornecida pelos organizadores do evento)

 

LEIA  CONSIDERAÇÕES  A RESPEITO DO PROJETO E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES FAVORÁVEIS ÀS DE OURO PRETO

CLIQUE AQUI

 

                                                                                         ÍNDICE

             HOME            

lique aqui  para adquirircom foto de Ouro Preto

Adquira, leia, comente e divulgue o livro BANDA DE MÚSICA, a "Alma da Comunidade"    

Home***Quem somos*** cidade***Hotéis/pousadas***Distritos***Atualidades***Cultura***Notícias

Pau na moleira***Textos***Curiosidades***Manual de viagem***Links úteis***Pesquisa***Negócios***Fale conosco