CPI: Ex-secretário da Saúde nega compra de cloroquina para Covid-19

Élcio Franco Filho

A CPI da Pandemia ouviu Elcio Franco Filho, ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (9). Elcio afirmou, entre outros pontos, que não realizou compras de cloroquina para pacientes com Covid-19 e nunca cancelou negociações de compra da vacina CoronaVac. 

Os senadores questionaram o depoente sobre falas do presidente da República, Jair Bolsonaro, contra a aquisição do imunizante do Instituto Butantan. Mas ele ressaltou que não havia nenhum documento manifestando a intenção de não prosseguir com as negociações.

Elcio ainda defendeu que o governo federal tinha como planejamento adquirir qualquer vacina, desde que aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As falas foram o tema central do depoimento, pois o ex-secretário liderava um grupo responsável pelos trâmites de disponibilização de imunizantes na gestão de Eduardo Pazuello.

Na avaliação de Elcio, o Ministério da Saúde não agiu com lentidão nas negociações da compra de vacinas, apenas teve cautela por conta de uma incerteza sobre o desenvolvimento dos produtos, que estavam na Fase 3 de estudos clínicos quando começaram a ser ofertados ao governo. Elcio conceituou essa fase como o “cemitério das vacinas”, avaliando uma grande chance delas não serem aprovadas.



Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *