MDR e Sebrae assinam acordo de cooperação para ações de desenvolvimento regional

O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, e o Sebrae firmaram uma parceria para estimular o desenvolvimento regional e fortalecer cadeias produtivas que integram o programa Rotas de Integração Nacional. 

O acordo foi assinado nesta segunda-feira, 28 de junho, e terá um projeto-piloto no Rio Grande do Norte com os setores de moda, cordeiro, mel e queijo.

O ministro Rogério Marinho esteve presente à assinatura do termo de cooperação. Ele destacou o impacto que o projeto poderá ter nos setores atendidos pela iniciativa.

“Essa integração com o Sebrae vai nos trazer a expertise, a experiência do Sebrae na formação do desenvolvimento, no gerenciamento e na consultoria a esses entes econômicos, a esses empreendedores identificados. O Sebrae vai contratar agentes empreendedores e agentes de desenvolvimento local. E eles farão esse trabalho de prospecção, de treinamento e de qualificação para melhorarmos, justamente, essa agregação de valor à produção de cada município que está sendo escolhido hoje”.

O Sebrae vai integrar a ação por meio do Programa Cidades Inovadoras. 

Para o diretor-técnico da instituição, Bruno Quick, a ação conjunta vai alavancar o alcance do programa Rotas de Integração Nacional.

“Há cerca de 15 anos atrás, nós conseguimos aprovar o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Nós entendemos que a relação tinha que ser com os territórios, principalmente com os municípios, para a gente capturar as vocações locais e trabalhar com as pessoas que estão lá fazendo acontecer. Nós estamos assinando um acordo de cooperação técnica que promete ser uma mudança de patamar”.

As Rotas de Integração Nacional são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras. 

Para saber mais sobre essa e outras ações de desenvolvimento regional, acesse mdr.gov.br.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *