Zé Rodrix e a “Casa no campo”

No podcast de hoje eu escolhi falar do Zé Rodrix, um dos compositores brasileiros que mais marcaram as décadas de 1970 e 1980. Ele faleceu em maio de 2009 e fez sucesso com canções inesquecíveis, era paulista de nascimento mas carioca de coração. Ele era também cantor, instrumentista, escritor e publicitário. E há compositores que têm a facilidade de construir músicas visuais, ou seja, aquelas que quando a gente ouve tem a sensação de enxergar tanto as melodias quanto as letras. 

Zé Rodrix, porém, talvez tenha feito a música que todo mundo transforma em imagem quando esta lhe bate nos ouvidos: “Casa no Campo”. Conta-se, aliás, que Rodrix a escreveu quando ia de automóvel na rodovia que liga Brasília a Goiânia, trecho com visual interiorano, e que espelha paz e recolhimento.

https://open.spotify.com/embed/episode/1JGMEk6COsBOXqTi2EJQL4?theme=0

Há fotógrafos que, como eu, também se dedicam a fazer fotos sonoras, parodiando as músicas visuais. Não tenho, evidentemente, a pretensão de uma imagem minha virar música. Mas já tentei em três ocasiões dar face à bela canção de Rodrix, magistralmente cantada por Ellis Regina.

Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais..

Continue Lendo#blog#Orlando Brito, A Foto:

Orlando BritoUm dos mais conhecidos e premiados fotógrafos do país, Orlando Brito nasceu em Minas e chegou a Brasília ainda menino, no início de sua construção, em 1956. Fez viagens por mais de 60 países, em coberturas presidenciais, papais e esportivas, como Copas do Mundo e Olimpíadas. Tem seis livros publicados e quatro outros no prelo. Recebeu vários prêmios, entre eles o Press Photo do Museu Van Gogh. de Amsterdã. Onze vezes Prêmio Abril de Fotografia. Bolsa da Fundação Vitae, de São Paulo, em 1991. Várias exposições individuais e obras no acervo de diversos museus do mundo.

Fonte: Brasil 61

COVID-19: Brasil vacina 80% da população alvo com duas dosesBloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade
Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *