É possível organizar as finanças com pouco tempo?

A organização financeira pode trazer benefícios para a vida de todos, não importa o nível de renda ou o perfil de consumo.

Muitas pessoas, no entanto, adiam a tarefa de colocar as finanças em dia devido à falta de tempo livre.

O que elas provavelmente não sabem, no entanto, é que existem estratégias simples que possibilitam fazer a organização financeira mesmo quando há pouco tempo disponível. É sobre essas estratégias que falaremos neste artigo.

Contornando a falta de tempo

A maioria de nós vive rotinas bem movimentadas, com trabalho, estudos, criação dos filhos e diversas outras tarefas diárias. Por conta disso, nos falta tempo e disposição para conferir como andam nossas finanças.

A consequência esperada é perder o controle sobre o nosso orçamento, de modo que não conseguimos pagar as contas ou não adquirimos os produtos que desejamos ou dos quais precisamos.

Para quem vive nessa situação, a melhor forma de conseguir ter controle constante sobre as finanças é tornar isso um hábito. É necessário começar aos poucos, com pequenos gestos, como: anotar num papel ou numa planilha nossos principais gastos e ganhos, colocar algumas contas no débito automático, conferir o extrato da conta bancária, etc.

Também podemos começar com pequenas metas, como: quitar uma dívida pequena, poupar uma pequena quantia de dinheiro no mês, deixar de realizar um gasto supérfluo, etc.

Se fizermos esses gestos uma vez ao dia, ou algumas vezes por semana, logo passamos a encarar a organização financeira como algo menos trabalhoso. Anotando os principais ganhos e gastos, por exemplo, já poderemos ter uma ideia mais geral de como funciona nosso orçamento.

Em seguida, podemos tomar medidas mais amplas, como anotar e classificar todas as despesas e todos os ganhos num documento bem organizado. Nesse momento, também devemos ampliar nossas metas, que podem ser, por exemplo, poupar uma quantia maior mensalmente, planejar adquirir um bem de grande valor, como um imóvel ou um veículo, e começar a investir.

Como a tecnologia pode te ajudar

A tecnologia, quase sempre, torna fáceis tarefas que antes eram complicadas. O mesmo acontece quando o assunto é organização financeira. Confira a seguir as principais ferramentas tecnológicas que podem te ajudar a colocar as finanças em dia.

Ferramentas e automação

Como dissemos anteriormente, uma parte importante da organização financeira é ter registros atualizados de todas as nossas despesas e ganhos.

Embora seja possível usar o bom e velho bloquinho de papel, já existem atualmente diversas ferramentas tecnológicas que tornam essa tarefa mais rápida e fácil, além de oferecerem funcionalidades que visam qualificar nossa organização financeira.

A ferramenta mais básica são as planilhas eletrônicas, como o bem conhecido Excel. Além de disponibilizar um layout que torna o registro das operações financeiras mais limpo e organizado, com colunas e linhas, o Excel também disponibiliza funções de cálculo, realce, copiar, colar, etc.

Os apps de organização financeira são outra ferramenta muito útil para quem quer pôr as finanças em dia, mas tem pouco tempo. Nesse caso, as funções disponíveis são ainda mais interessantes.

Esses apps, que podem ser facilmente acessados no seu smartphone, quando e onde o consumidor desejar, apresentam funções como: registro automático de ganhos e despesas, classificação personalizada dessas operações, lembrete de quando uma conta vence, alerta de gastos excessivos, criação de metas, etc.

Algumas ferramentas de pagamento também podem ser muito úteis nesse momento. Uma delas é o débito automático: ao colocar uma conta para ser paga automaticamente a partir da sua conta bancária, normalmente uma conta corrente, você corre muito menos risco de ficar endividado.

Já as carteiras digitais, também conhecidas como e-wallets, são um ambiente onde você pode armazenar seu dinheiro e usá-lo para compras e pagamentos online. Além de agilizar os gastos, você pode ter uma ideia mais clara de como eles são realizados.

Plataformas de comparação

Agora vamos destacar alguns serviços financeiros que podem melhorar a forma como lidamos com o dinheiro. Vale lembrar que produtos de crédito, quando bem utilizados, podem ser uma mão na roda para os consumidores.

Algumas plataformas são especializadas em ajudar o consumidor a escolher o crédito mais adequado para seu perfil financeiro, e também facilitam o acesso a todas as informações relevantes sobre o crédito.

É o caso das plataformas de comparação de empréstimo, como a do Juros Baixos. Através delas, você pode, após fornecer algumas informações sobre o produto desejado, visualizar os melhores empréstimos disponíveis, acompanhados de informações sobre as condições, como montante de crédito, prazo, taxa de juros e outros custos. Também é possível, a partir das plataformas, iniciar a contratação do empréstimo.

As plataformas de comparação podem ainda ajudar a encontrar outros produtos financeiros, como o melhor cartão de crédito, o melhor financiamento para imóvel ou veículo, o melhor microcrédito para empresa, crédito para autônomo,  o melhor crédito para capital de giro, etc.

Outro serviço que também vem ajudando muitos brasileiros a organizar sua vida financeira é a negociação de dívidas online. De forma rápida, profissional e sem burocracia, o consumidor consegue obter grandes descontos nas suas dívidas e ter seu nome limpo novamente.

O Juros Baixos também oferece uma plataforma de negociação de dívidas. Conheça aqui.

Busque educação financeira

Para ter o controle sobre seu orçamento é essencial investir em educação financeira. Por isso, recomendamos pesquisar e acessar conteúdos sobre questões como planejamento financeiro, poupança, investimentos, corte de gastos, negociação de dívidas, etc. Os conteúdos em forma de vídeo são uma excelente alternativa para quem não tem muito tempo para cuidar da educação financeira.

Gostou desse artigo? É possível achar muitos conteúdos gratuitos no nosso blog.

Metadescription:

Entenda como é possível organizar o seu orçamento mesmo se você não tiver muito tempo à disposição.

Please follow and like us:
Esta entrada foi publicada em Finanças. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *