MA: Tipagem AB negativa precisa de reposição no Hemomar

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A tipagem sanguínea AB negativo precisa de reposição no Hemomar. O mesmo vale para o tipo O negativo, que ele é bastante utilizado em acidentes ou quando não se sabe o tipo sanguíneo da pessoa. São Luís, Balsas, Codó, Caxias, Pinheiro, Pedreiras, Imperatriz e Santa Inês são locais no estado do Maranhão disponíveis para receber novos voluntários para doação de sangue e também os veteranos, que já doam de forma assídua. Para quem tem interesse em ser um doador de medula óssea, basta ir numa dessas unidades e fazer o cadastro. 

Logo depois, o cadastro é repassado para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), do Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão nacional responsável pelo gerenciamento das informações do doador e do paciente. Caso haja compatibilidade, o Redome entrará em contato com o doador para retirada das células.

O Hemomar se estruturou a fim de proporcionar segurança aos doadores. “Dessa forma, isolamos algumas cadeiras para evitar aglomerações e instalamos dispensadores de álcool em gel em todo o ciclo do sangue, realizando uma maior frequência da higienização do local e do ambiente como cadeiras e maçanetas de portas. Para manter nossos estoques, agendamos doações no whatsapp e busca de doadores por meio de uma van”, explica Marcela Tupinambá, diretora técnica do Hemomar. 

Atendimento regional

Além do hemocentro coordenador, em São Luís, a Hemomar tem um hemocentro localizado em Codó, no leste maranhense, que atende a outros cinco municípios. Entre eles, Alto Alegre do Maranhão, Capinzal do Norte, Coroatá, Peritoró e Timbiras. A unidade fica na Rua Barão do Rio Branco, sem número, no Bairro São Sebastião e o telefone para contato é (99) 3661-2266.

Já o hemocentro de Caxias, também no leste maranhense, está mais próximo de cidades como Buriti Bravo, Matões e Timon. A unidade está localizada na Avenida Valter Brito, sem número, no Bairro Campo de Belém. O telefone é o (99) 3521-1170. Quem mora em João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, São Francisco do Brejão e outros 12 municípios que fazem parte da microrregião do Oeste Maranhense, pode procurar a unidade de Imperatriz, que fica na Rua Coriolano Milhomem, número 42, Bairro Centro. O telefone é (99) 3525-2737.

Gesto de amor

A professora maranhense Muriel Karla Melo, de 40 anos, é cadastrada há algum tempo para doar medula óssea. Moradora do Bairro Nova Vitória, em Imperatriz, ela doa sangue sempre que pode e afirma que as duas decisões, tanto a doação de sangue quanto a de medula, são um ato de amor. “Isso ultrapassa qualquer classificação social, é um ato nobre e, quanto a doação de medula óssea, também é importante, pois têm várias doenças que são tratadas por meio do transplante”, afirma.

Doação de sangue

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garante que doar sangue é possível graças ao SUS. “Vamos aproveitar essa oportunidade para reafirmar não só as ações de enfrentamento à pandemia, mas também a necessidade contínua de cumprir o preceito constitucional da saúde como direito fundamental. O sangue, ao longo do tempo, simboliza a vida. E, nesse sentido, é importante a doação regular. Doe sangue regularmente. Com a nossa união, a vida se completa”.

E quem vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue?

Após a vacinação, é preciso aguardar um período para poder doar sangue e medula, de acordo com o tipo de vacina, conforme quadro abaixo:

LaboratórioInaptidão para doação de sangue
Coronavac48 horas
Astrazeneca/Oxford/Fiocruz7 dias
Janssen-Cilag7 dias
BioNTech/Fosun Pharma/Pfizer7 dias
Gamaleya National Center7 dias

Fonte: Ministério da Saúde

Onde doar sangue ou se cadastrar para doar medula óssea no Maranhão

Além dos hemocentros regionais, os voluntários à doação de sangue e medula óssea no estado podem procurar as unidades de coleta, que ficam nos municípios de Balsas, Pinheiro, Pedreiras e Santa Inês. Para saber mais informações sobre endereços e horários de funcionamento das unidades, veja o mapa abaixo. 

Critérios para doação de sangue e medula óssea

De acordo com a Coordenação-Geral de Sangue e Derivados do Ministério da Saúde, o procedimento para doação de sangue é simples. Primeiro se faz o cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta de sangue e depois o lanche. Isso tudo leva em média 40 minutos.

Vale lembrar que até mesmo quem foi infectado pelo coronavírus pode doar sangue e medula óssea. No entanto, é necessário aguardar 30 dias após completa recuperação da doença. Quem teve contato com pessoas infectadas também precisa esperar 14 dias para poder fazer a doação, apresentando RT-PCR negativo e ausência de sintomas. Já os vacinados devem esperar o tempo de imunização que vai depender da marca do imunizante.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com intervalo de três meses entre as doações. Já os homens podem doar até quatro, com intervalo de dois meses. A doação é voluntária e uma bolsa de apenas 450mL de sangue pode ajudar até quatro pessoas.

Candidatos à doação de medula óssea devem ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não apresentar doença infecciosa ou incapacitante. Segundo o Redome, algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Doar sangue e medula é seguro! Com a pandemia, todos os protocolos de contenção contra a Covid-19 estão sendo realizados. No dia da doação, será preciso apresentar documento de identificação com foto. Para saber onde doar sangue ou se cadastrar para doar medula óssea, acesse clique aqui emserh.ma.gov.br.

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMDhiZGE5MjktN2RiMi00NjA0LWE1NDctYzNiZWJlNGQ5NzQ0IiwidCI6ImI0MWExODliLWVlZjItNDZkZi1hN2ExLWFmN2UwNTU0YjkzYiJ9&pageName=ReportSection

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *