ALAGOAS: Governo reconhece situação de emergência em 38 cidades atingidas pela estiagem

Foto: MDR/divulgação

O Governo Federal reconheceu situação de emergência em 38 cidades de Alagoas atingidas pela estiagem. 

São eles: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belém, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D`Água das Flores, Olho D`Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.

Outros municípios nordestinos estão na mesma situação. Na Bahia, três também obtiveram o reconhecimento federal por estiagem, que também é sentida em cidades no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. 

Já a seca, que é uma uma falta de chuvas ainda mais prolongada do que a estiagem, atinge os municípios de Barcelona, no Rio Grande do Norte, e Trairi, no Ceará.

A falta de chuvas no Nordeste tem sido acompanhada de perto pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, que já liberou mais de doze milhões de reais para reforço no abastecimento de água na região. 

De acordo com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, os reconhecimentos desta segunda-feira habilitam as cidades alagoanas a reforçar seu abastecimento de água potável. 


“Essa publicação permitirá que o governo federal apoie o fornecimento de água na área urbana dos municípios afetados, com liberação de recursos diretamente ao estado e, também, com a Operação Carro-Pipa, executada pelo Exército Brasileiro nas comunidades rurais dispersas.”   

O processo de reconhecimento da situação de emergência deve ser feito por meio do S2ID, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Também nesta segunda-feira, os municípios de Rodeio Bonito e São Valério do Sul, no Rio Grande do Sul, obtiveram reconhecimento federal pela queda de uma chuva de granizo. E no Amazonas, Presidente Figueiredo entrou em situação de emergência devido a inundações. 

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *