No Rio Grande do Norte, Governo Federal perfura poço artesiano e entrega máquinas a 14 municípios

A cidade de São Miguel, no Rio Grande do Norte, teve o primeiro de 20 poços artesianos perfurado pelo Governo Federal neste sábado, 4 de setembro. A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, tem como objetivo garantir segurança hídrica aos estados que enfrentam seca ou estiagem, além de reduzir a dependência do abastecimento por meio de carros-pipa. 

Os 20 poços a serem perfurados, caso se mostrem viáveis, vão garantir água potável a mais de 3 mil pessoas. São Miguel é um dos 47 municípios potiguares que serão beneficiados com a perfuração de poços. Em todo o Rio Grande do Norte, serão abertos cerca de 270 poços, com investimento de mais de 13 milhões de reais. 

Presente no evento de perfuração, Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, falou sobre o impacto desse tipo de ação para comunidades que não têm acesso à água regularmente.

SONORA 
“É emancipar, é libertar essa população. É mudar a qualidade de vida, é mudar patamar. E é por isso que estou aqui, porque este poço para 30 famílias é o início de uma ação de mais de 300 outros poços que estão sendo perfurados em diversos municípios do Rio Grande do Norte, 47 na verdade, aqueles que têm os maiores problemas na obtenção de água de qualidade para dessedentar a sede e satisfazer necessidades básicas de comunidades que estiveram sempre à margem.”

Também neste sábado, em Pau dos Ferros, o ministro Rogério Marinho assinou termo de doação de máquinas que irão contribuir para o desenvolvimento produtivo de cidades potiguares. Inicialmente, 14 municípios serão contemplados com um kit que inclui trator, carreta agrícola com capacidade para 4 toneladas e uma grade aradora. 

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Codevasf, foi a responsável pela compra das máquinas e será a executora da perfuração dos poços no estado. 

O prefeito de São Miguel, Célio de Elizeu, destacou os benefícios que os poços trarão para a cidade.

SONORA 
“E você olhou com muito carinho para a nossa cidade. E aqui você veio trazer benefícios bons para as nossas comunidades que estão secas e vivem carentes de água.”

Para saber mais sobre as iniciativas do Ministério do Desenvolvimento Regional para levar segurança hídrica à população e incentivar o desenvolvimento regional, acesse mdr.gov.br

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *