Adote, não compre: Mariana promove feira de adoção de animais

Por Karina Peres Matéria publicada em O LIBERAL

No último domingo (20), a Prefeitura de Mariana realizou o evento de doação de animais. Ele aconteceu na Praça Gomes Freire, conhecida como “Jardim” e contou com 11 filhotes disponíveis para adoção, destes, mais da metade ganharam um novo lar.

A veterinária do Centro de Acolhimento Animal da Prefeitura, Aline Costa, explicou que os animais adotados na feira, já vêm vacinados e com castração garantida pelo município. “Os nossos animais são microchipados para termos um controle da identificação desses animais e evitar abandono. Nós também garantimos a castração deles, para podermos ter um controle populacional de cães e gatos, para evitar que haja mais animais de rua na cidade. E na maioria dos casos eles saem daqui vacinados, exceto os filhotes, que recebem somente a primeira dose e o restante é por conta do tutor”, informou Aline.

A feira acontece de 15 em 15 dias e para adotar, é necessário que um responsável preencha uma ficha com informações pessoais e também um formulário de perguntas sobre as responsabilidades de uma adoção. “Essa ficha é como se fosse uma entrevista, com perguntas como: se ela já tem outros animais, como será o ambiente que ele vai viver, se vai ter acesso a rua, entre outras. Porque a pessoa escolheu adotar e precisam saber das responsabilidades que envolvem ter um animal e para saber se a pessoa está realmente apta a receber esse animal em casa”, explicou a veterinária.

O vereador Ricardo Mirando (Republicanos), é um defensor da causa animal no poder legislativo. Ele esteve presente na feira e falou sobre a importância da união entre a Câmara e a Prefeitura para o progresso da causa animal em Mariana. “Nós estamos nos unindo em torno dessa causa que vem crescendo no nosso município. É uma das bandeiras que eu defendo, contra os maus-tratos e a favor da adoção. Essa feira é uma prova de que estamos trabalhando neste assunto e também a castração, no qual o executivo liberou o castramóvel e ele tem levado esse serviço para os nossos distritos. Nós também já estamos pensando na construção de um novo local de acolhimento. Com a participação do poder executivo, junto com o legislativo, Mariana vai se destacar em Minas Gerais na causa animal”, afirmou o vereador.

A veterinária ressaltou a importância de adotar um animal e não de comprar. “Quando você adota ao invés de comprar, você vai ter a oportunidade de dar uma nova vida para esse bichinho, porque o animal que está na rua não tem acesso a comida direito, a saúde, a vida dele é muito difícil a partir do momento que ele está na rua. E quando você adota, você o ajuda a sair dessa condição de vida tão difícil”, concluiu Aline.

Please follow and like us:
Esta entrada foi publicada em notícias locais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *