Liga dos Blocos vende ingressos para carnaval 2022, Secretaria de Turismo considera ação precipitada

Por Lucas Porfírio Matéria publicada em O LIBERAL

A Liga dos Blocos de Ouro Preto, responsável pela realização do “Bloco Cabrobró”, “Bloco do Caixão”, “Bloco Chapado” e “Bloco Praia”, anunciou a realização do carnaval em 2022, previsto para acontecer dia 26 de fevereiro a 1 de março. Tradicionalmente, todos os anos, no estacionamento do Centro de Convenções da UFOP, a festa reúne milhares de pessoas de diversos cantos do Brasil e do mundo.

Nas redes sociais, de acordo com a Liga, “com responsabilidade e atendendo irrestritamente aos protocolos vigentes na data de realização, faremos uma festa intensa, que vai compensar a ausência de 2021”. Dentre os protocolos adotados, a liga pede: “Vacina em dia e Liga dos Blocos na agenda!”.

Os ingressos já começaram a ser vendidos e, inclusive, alguns lotes já esgotaram. Entretanto, a Secretaria Municipal de Turismo de Ouro Preto considerou a ação precipitada e afirmou que não há nenhuma autorização dada pela Prefeitura da cidade. “A questão é que produtores independentes estão fazendo movimentos de forma independente para que o Carnaval aconteça. Eles podem estar sujeitos, obviamente, a alguma questão judicial. Eles estão comercializando um ingresso de um evento que pode vir a não acontecer. Mas como se trata de iniciativa privada é uma questão de direito do consumidor”, disse o secretário da Pasta, Rodrigo Câmara.

O secretário de Turismo explicou que Ouro Preto segue as recomendações do Programa Minas Consciente, e que ainda é cedo para afirmar qual evento pode ou não ser realizado em 2022. Ainda, contou que a Prefeitura está planejando o carnaval da cidade, mas que isso não significa que o evento vai acontecer. “Todo grande evento tem que começar a ser planejado com antecedência. O carnaval é um deles”, esclareceu.

Por fim, Rodrigo ressaltou que é necessário ponderação. “A gente tem que esperar, tem que ser prudente, acompanhar a evolução da vacinação, do quadro pandêmico e aí sim avaliar. Então falar que hoje a liga ou qualquer outro órgão tem anuência para fazer o carnaval, isso é mentira, isso é uma irresponsabilidade. Então não gostaria que fosse imputado à Prefeitura essa autorização para saírem comercializando um ingresso de um evento que a gente não sabe se vai acontecer”, finalizou o secretário.

Local da realização dos blocos pela liga e apoio da UFOP

Não foi divulgado pela liga o local onde serão realizados os blocos, uma vez que a Universidade Federal de Ouro Preto, em reunião do Conselho Universitário (CUNI), realizada em 29 de julho de 2021, decidiu por não ceder os espaços da Universidade para realização das festas em 2022: “Considerando o atual cenário de pandemia do novo coronavírus, RESOLVE: Art. 1º Não autorizar a realização de festas de Carnaval nos espaços da UFOP no ano de 2022. Art. 2º Solicitar à comunidade que continue observando os protocolos sanitários para a prevenção da Covid-19”. Apesar de tradicionalmente utilizar o estacionamento do Centro de Convenções, a Liga e a Universidade são instituições independentes, não possuindo relação na realização do carnaval, que é um evento privado.

O Liberal entrou em contato com a Liga dos Blocos de Ouro Preto, mas até o fechamento não obteve retorno.

Please follow and like us:
Esta entrada foi publicada em notícias locais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *