Secretário de Segurança e Trânsito e Coordenador da Brigada Municipal vão à Câmara

Por Lucas Porfírio

Atendendo ao requerimento da Câmara Municipal de Itabirito, na noite de segunda-feira (27), o secretário de segurança e trânsito, Antônio Pataro, e o coordenador adjunto da Brigada Municipal, sargento Igor Edivandro, compareceram à reunião ordinária para prestar esclarecimentos aos vereadores. E, ainda, informaram sobre os trabalhos realizados em Itabirito, bem como as demandas e necessidades de cada área.

O primeiro a participar da reunião foi o representante da Brigada Municipal. Questionado como está o monitoramento e o combate aos incêndios em Itabirito, Edivandro explicou que os incêndios diminuíram por causa das chuvas. “Não tem como identificar se é criminoso ou não. Fato é que é colocado pelo homem, direto ou indiretamente. […] Hoje nós contamos com o efetivo de 7 por dia. Imagina no combate de 4 lotes ou mesmo florestas ao mesmo tempo. […] Foram queimadas simultâneas, aproveitaram da seca, que o pessoal está em casa por causa da pandemia e atearam fogo […]”, completou o coordenador adjunto.

Ainda, sobre o combate às queimadas, o sargento afirmou: “Nós precisamos do empenho das mineradoras da cidade para que mantenham suas brigadas florestais. O que não pode acontecer é a Brigada Municipal ficar se deslocando o tempo todo para combater incêndio em uma área que poderia ser protegida pelas mineradoras. Nós temos feito muito isso, sempre estamos nos deslocando para fazer esses combates. Isso deixa a cidade desprotegida […]”.

Segundo o coordenador, a Brigada Municipal possui 27 funcionários trabalhando na ativa, incluindo administração e parte operacional, aqueles que trabalham nas ruas. “Não é suficiente. […] Se colocar 50 brigadistas, 50 combatentes, ainda tem serviço para todos. Para atender 1.824 ocorrências de janeiro até esse momento temos nos desempenhado bastante”, pontuou Edivandro.

Já o secretário municipal de segurança e trânsito foi inquirido, principalmente, sobre a situação do transporte coletivo em Itabirito. De acordo com ele, “[…] Nós vamos ter que revogar tudo que se fala em transporte urbano em Itabirito. Nós não, vocês, vamos encaminhar para apreciação de vocês vereadores. Teremos que fazer toda uma nova legislação sobre transporte urbano. […] Temos que revogar o arcabouço legal do transporte urbano, aprovar unicamente uma lei moderna, já não pode ser aquilo de 15 anos atrás, depois entrar com um projeto de lei e pedir autorização para vocês para colocarmos dinheiro no sistema de transporte. […] Com a atual legislação e o edital de 15 anos atrás é muito difícil a gente resolver. […] Vamos tentar da melhor maneira possível, se vai ser licitação ou renovação (da empresa de transporte coletivo), não sei. É uma decisão política e jurídica […]”.

Sobre a redução de linhas, o secretário justificou que o horário se mantém “por causa da alta do diesel e o não aumento da passagem. Hoje não está se explicando mais a pandemia, não estão voltando aos horários normais porque não se justifica o preço da passagem com aumento de 70% no diesel”.

Também, Pataro respondeu questões sobre segurança em Itabirito. Um dos pontos de destaque é a criação de um cerco digital em Itabirito. “Nós vamos instalar câmeras inteligentes em todas as entradas e saídas da cidade. Essas câmeras vão fotografar todos os veículos que passam, ela bate a foto, lê o caractere da placa, faz um link direto com o banco de dados de veículos roubados ou suspeitos de assalto a bancos, lotéricas, por exemplo. Havendo alguma ocorrência, ela sinaliza numa central que ficará na guarda municipal e já aparece na tela que aquele carro é suspeito […]. Nós teremos essas câmeras não somente nas entradas oficiais, […] basicamente, vamos conseguir fechar todas as entradas e saídas da cidade, sejam as oficiais ou as rurais”. Ao todo, serão mais de 160 câmeras instaladas até o final do ano.

A reunião completa está disponível no canal da Câmara Municipal no YouTube.

Please follow and like us:
Esta entrada foi publicada em notícias locais. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *