Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência e libera recursos para municípios atingidos pelas chuvas no Paraná

Foto: Reprodução/MDR

A operação da Defesa Civil Nacional no Paraná para verificar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias reconheceu situação de emergência nos municípios paranaenses de Moreira Sales, Nova Londrina, Ramilândia, Japurá e Indianópolis.

Entre essas cidades, Japurá já tem portaria publicada no Diário Oficial da União com liberação de mais de R$ 170 mil. Os recursos vão ser usados no restabelecimento de telhados danificados e na compra de cestas básicas, colchões e kits dormitório para as famílias atingidas.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, destacou que o Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, tem pressa em ajudar as vítimas. 

“A missão da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil no Paraná e para, através, do Grupo de Apoio a Desastres, facilitar o reconhecimento federal de situação de emergência e a liberação de recursos para as cidades afetadas. Nosso objetivo é socorrer os brasileiros paranaenses com a maior brevidade possível”

O desastre atingiu quase 34 mil pessoas em 68 cidades. Para a missão, foram enviadas ao estado duas equipes do Grupo de Apoio a Desastres, o Gade, para os municípios de Maringá e Foz do Iguaçu. As duas cidades também foram afetadas pelas chuvas e serviram como base para as atividades da operação.

Para saber mais sobre as ações da proteção e defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Manuela Rolim

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *