Mineração Sul-Americana: Metso Outotec reúne especialistas do Brasil, Chile e Peru

Metso Outotec  - Foto: Divulgação

A primeira edição do Fórum Sul-americano da Metso Outotec acontecerá no formato online, entre os dias 8 e 10 de novembro e vai reunir especialistas de grandes mineradoras como Codelco, Anglo American e Caraíba Metais, entre outros pesquisadores de universidades e representantes de instituições do setor mineral do Brasil, Chile e Peru. 

O objetivo é discutir o futuro da mineração na região, principalmente no curto prazo dos próximos 12 meses, o que coincide com um cenário de pós-pandemia. O evento é gratuito, mas exige uma pré-inscrição com vagas limitadas para cada país. Para inscrever-se os interessados devem acessar o link https://www.mogroup.com/pt/eventos/2021/forum-sulamericano-metso-outotec/  uma vez que há limitação de vagas por país. 

Entre os painelistas estão Aline Simões, gerente de manutenção da Mineração Caraíba, que divide o painel sobre serviços de mineração com Paulina Jaramillo, vice-presidente de Gestão de Ativos da Anglo America chilena e com Manuel Valverde, gerente de Confiabilidade e Ativos Estratégicos da Anglo America peruana. 
Já o painel sobre os desafios da mineração nos próximos 12 meses traz Giorgio Di Tomi, professor da USP, Joaquim Villarino, presidente executivo do Consejo Minero do Chile, e Roque Benavides, presidente executivo da mineradora Buenaventura, do Peru. 

Os serviços remotos em mineração serão discutidos por três especialistas: Rayner Teixeira, coordenador de Tecnologia da Vale, José Ramon Abatte, gerente corporativo de Projetos de Tecnologia e Automação da Codelco, e Hilário Gorvenia, gerente de Planta da unidade da Nexa no Peru. 

Vale: menores preços do minério de ferro afetam resultado

Amarillo Gold iniciará construção da linha de transmissão que fornecerá energia elétrica para o projeto da mina de Posse

Minério de Ferro: exportações têm ligeira queda em setembro

A otimização operacional de equipamentos será debatida por Homero Delboni Jr., da EPUSP, Marcos Theza, gerente de Manutenção de Plantas de Catodos da Minera Centinela, do Chile, e Eric Ruiz, gerente de Otimização e Desenvolvimento de Processos da mineração Las Bambas, do Peru. 

A inovação como aliada para atingir os KPIs na mineração será avaliada por Carlos Barbosa, gerente de Engenharia e Inovação da Riuma, Cláudio Munoz, gerente geral de Plantas Concentradoras da Minera Escondida, do Chile, e por dois outros executivos peruanos: o consultor Edmundo Mares, da Gestiona Ativos, e Luis Rivera, vice-presidente Executivo da Gold Fields para as Américas.

As novas tecnologias para moinhos serão avaliadas por Eliesmar Michelanti, gerente de projetos da Vale, Reynaldo Martinez, superintendente de Confiabilidade da Teck do Chile, e Fernando Nunez, gerente de Manutenção da mineração Antamina, do Peru. 

Os aspectos de sustentabilidade serão avaliados no painel Planeta Positivo, com Rolf Fuchs, presidente da Integratio e conselheiro da Brasil Mineral, Eija Rotinen, embaixadora da Finlândia no Chile, e Ronald Díaz, vice-presidente de Operações da Gold Fields no Peru. O evento será transmitido pelo canal da Brasil Mineral no Youtube.
 

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *