Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em cinco cidades do Rio Grande do Norte

Seca. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Governo Federal reconheceu nesta quarta-feira (24), a situação de emergência em cinco cidades do Rio Grande do Norte atingidas pela falta de chuvas. Senador Elói de Souza, Guamaré, São Francisco do Oeste e Riacho da Cruz passam por um período de seca. Já em Serrinha dos Pintos, a causa é a estiagem, uma ausência de chuvas menos prolongada.

Com o reconhecimento federal da situação de emergência, os gestores desses municípios podem solicitar auxílio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O coronel Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, explica como os recursos podem ser utilizados.

“Os recursos da Defesa Civil Nacional podem ser empregados de três formas: socorro da população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas pelo desastre.”

As solicitações de reconhecimento de situação de emergência e de repasse de recursos devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *