Como se defender contra os altos preços da gasolina

Os preços nas bombas de combustíveis estão cada vez mais altos, e você precisa saber como economizar.

O aumento da gasolina tem causado grande impacto no bolso dos brasileiros! Porém, felizmente, há modos de economizar na hora de abastecer.
Para começar, você vai precisar pesquisar bem entre os postos. As empresas praticam valores diferentes, e ter atenção a isso vai evitar que você pague caro por um litro.
Mas existem ainda outros cuidados a se tomar para encher o tanque. Acompanhe o artigo para saber!
Aumento da inflação
Até o fim de 2021, está previsto que a inflação atinja a marca de 7,5% no Brasil. Mas seus efeitos já estão sendo vistos há vários meses, não é mesmo?
A inflação nada mais é do que o aumento generalizado dos preços. Ela deixa o custo de vida mais caro, atingindo os mais variados aspectos da vida cotidiana. Desde as compras no supermercado e a contratação de serviços, até o preço da gasolina.
Inclusive, o preço do combustível tem subido sem parar, porque os aumentos demoram um pouco para chegar às bombas dos postos. Então, quase toda semana há a subida de valor, o que deixa os motoristas cada vez mais preocupados!
Impacto nas finanças pessoais
Com a inflação, seu dinheiro “perde valor”. Afinal, o que você fazia antes com uma quantidade X de dinheiro, não consegue mais fazer hoje.
A situação não está complicada como foi no Governo Sarney, em que os preços eram remarcados várias vezes por dia; porém, de um dia para o outro, já é possível ver mudanças. Então, é importante ficar atento às promoções e ao mercado.
Por isso, você precisa cuidar muito bem do seu orçamento. Sem controle, suas finanças pessoais podem assumir dívidas e, em um momento como este, será mais difícil sair delas.
Ou seja, se reorganize. Se algo está na promoção, compre um pouco mais; se o preço está alto, tente pechinchar, pesquisar ou esperar. As compras mais caras devem ser feitas somente se forem inadiáveis. Do contrário, esperar será bem mais vantajoso para você.
Aumento da gasolina: 3 dicas para economizar
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a inflação, é hora de entender o que fazer contra ela. Abaixo, listamos dicas simples, mas que podem ser bem eficazes para cuidar da sua vida financeira. Acompanhe!
Aproveite cartões de crédito com benefícios
Existem cartões de crédito próprios das marcas de postos de gasolina. Como da Shell, em que o usuário ganha desconto por litro de combustível. Pode ser uma opção para você economizar.
Além destes, há os cartões que oferecem cashback ou mesmo vantagens em outros estabelecimentos. Neste último caso, pode ser que você não economize na gasolina, mas vai acumular pontos e ter descontos em outras compras. A “troca” pode valer a pena nesse sentido.
Busque programas de fidelidades dos postos de combustíveis
Além dos próprios cartões de crédito, alguns postos têm programas de fidelidade. Você pode aderir a esse tipo de benefício e contar com descontos e condições especiais na hora de abastecer.
Alguns programas também funcionam no esquema de pontos, que depois podem ser trocados por combustível e outros produtos.
Use aplicativos para descontos
Outra dica para economizar no combustível é usar aplicativos de vantagens. Alguns oferecem desconto, outros pontos, cashback e mais.
É importante pesquisar para saber o que os postos em que você abastece oferecem. Comparando suas opções, você poderá escolher uma ou mais alternativas vantajosas ao seu perfil.
Controlando as finanças em meio a crise
Controlar as finanças é um trabalho diário e essencial, principalmente nos momentos de crise financeira. Até porque, fazer dívidas nesses períodos pode ser mais caro e também mais difícil de sair delas. Se o dinheiro está curto, você não vai ter muito para pagar um débito, concorda?
Por isso, vale a pena ter cuidados simples, mas eficazes para cuidar do orçamento. Primeiro: saiba quanto você ganha, quanto gasta e o que pode economizar. Isso vai ajudar a manter as contas dentro dos trilhos.
Outra coisa importante é ter muita atenção ao cartão de crédito. É muito fácil gastar mais do que se pode no cartão, pois as compras são a prazo. Mas vão precisar ser pagas, mesmo que parceladas. As parcelas acumuladas não devem ultrapassar nunca o que você pode pagar no mês.
Finalmente, evite compras supérfluas. Guardar dinheiro é mais importante em momentos de crise, pois vai dar a você mais segurança para o futuro. Pois assim, se um imprevisto acontecer, você vai poder lidar com eles.
Se as contas saírem do controle, pode ser uma boa obter um empréstimo. Neste caso, o crédito seria mais barato, e então você pode usar o dinheiro para pagar os débitos. Então, vai ficar com apenas uma dívida, o próprio empréstimo, que costuma ser mais fácil de administrar. Pelo menos bem melhor do que vários débitos em aberto.
O poder do planejamento
Na hora de cuidar do orçamento, o planejamento vai ser sua carta coringa. Fazer um plano para as finanças ajuda a entender o que você pode realmente fazer, quanto tem e estabelecer metas.
Aliás, as metas são mais do que essenciais para cuidar das finanças. São elas que estabelecem um objetivo a se alcançar, e dão o estímulo necessário para trabalhar por ele.
Suas metas podem ser, por exemplo, comprar um eletrodoméstico, poupar X valor em determinado período, viajar, comprar um carro etc.
O importante é saber pelo que almejar. E então, você vai ter mais facilidade em evitar gastos desnecessários no seu dia a dia.
Considerações finais
Ter um carro, moto ou meio de transporte próprio pode ser bem cômodo. Porém, pode ser a hora de você avaliar uma forma alternativa de se locomover.
Você pode, por exemplo, tentar um sistema de caronas que ajude você e outras pessoas a economizarem.
Ou então: o transporte público não é mesmo uma alternativa possível? Andar de bicicleta ou patins pode ser uma opção?
Se as respostas para essas perguntas forem “não”, a saída mesmo será fazer o máximo possível para economizar na hora de abastecer. Pesquisar bem entre os postos, use apps, cartões e programas de pontos para pagar menos. Com cuidado e dedicação à economia, você deve alcançar bons resultados!

Meta-descrição: Economizar no combustível pode ser mais simples do que você imagina! Veja aqui 3 dicas para burlar o aumento da gasolina e ver um impacto menor no seu orçamento.

COVID-19: Brasil vacina 80% da população alvo com duas dosesBloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade
Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em Finanças. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.