Melasma tem cura? Tem tratamento? Dermatologista Rafael Soares responde

Condição provoca surgimento de manchas escuras na pele da face e afeta principalmente mulheres

O melasma é uma condição caracterizada pelo surgimento de manchas escura na pele, principalmente na região da face, pescoço, colo e braços. As mulheres entre 25 e 30 anos são as mais afetadas, todavia, também pode ser vista em homens. 

As causas do surgimento do melasma são múltiplas: “existem diversos fatores relacionados ao surgimento do melasma, todavia está principalmente relacionado à predisposição genética e exposição solar. Outros fatores são o uso de anticoncepcionais e algumas medicações, além de questões hormonais”, explica o dermatologista, nutrólogo e especialista em estética Rafael Soares

Melasma tem cura? “O melasma não tem cura por ser uma condição genética. Mas é possível tratá-lo e controlá-lo com resultados extremamente eficazes”, constata o médico Rafael Soares. “Acompanhando o tratamento de inúmeros pacientes sempre abordo a associação de tratamentos IN & OUT e múltiplas terapias para obter resultado satisfatório”, relata o especialista em dermatologia e estética.

Ao tratar pacientes que sofrem de melasma, Rafael Soares destaca que a alimentação é fundamental no tratamento: “cuidado com a alimentação para evitar a inflamação e aumentar as manchas. É necessário usar proteção com cremes exclusivos que blindam a pele, clareadores e tratamentos adequados ao seu perfil”, salienta. 


Segundo o dermatologista Rafael Soares, o tratamento para melasma deve ser individualizado conforme a pele da paciente. Os resultados de um tratamento disciplinado oferecem múltiplos benefícios: além de melhorar a aparência das manchas, sua ação também irá beneficiar a textura da pele. Confira o post de Rafael Soares sobre tratamento para melasma.

Sobre Rafael Soares

Dr. Rafael Soares é médico pela Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre, com título de especialista em dermatologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), assim como pós-graduação em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Seu número de registro no CRM é 128012-SP.

De família humilde, Dr. Rafael veio de uma criação simples, mas onde a educação sempre foi um princípio, visto que seu pai trabalhou como caminhoneiro durante boa parte da vida e se formou em Direito com quase 50 anos e a mãe era professora de escola pública.  

Para cursar medicina, precisou prestar concurso para estudar no Colégio Militar de Porto Alegre e assim receber uma educação que lhe proporcionasse melhores oportunidades de concorrência a uma vaga em uma universidade Federal.  

Na trajetória profissional, além da atuação na dermatologia clínica e estética, assim como na nutrologia, Dr. Rafael Soares se dedicou à docência desde 2009 na mesma instituição onde se formou. Atualmente voltado para ministrar cursos específicos de especialização, o médico é referência no tratamento de doenças de pele e de técnicas exclusivas em estética.

MF Press Global

Consultoria, comunicação, assessoria de imprensa e artística

Consultoria, comunicación, asesoria de prensa y artístico

Consulting, communication, press and artistic consultancy

www.pressmf.global – [email protected] 

COVID-19: Brasil vacina 80% da população alvo com duas dosesBloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade
Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em Informe científico. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *