Felicidade: veja dicas para praticar e ser mais feliz

Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

Você sabe o que é a felicidade? Sabe como ser feliz?

Neste episódio, o psiquiatra Douglas Calderoni dá mais detalhes sobre o assunto.

Aristóteles diz que a felicidade é um estilo de vida, ou seja, é preciso cultivar o que se tem de bom para atingir a felicidade. 

Epicuro, outro filósofo grego dizia que o equilíbrio e a temperança davam origem à felicidade. Pensamos que felicidade é um estado de ânimo que se traduz em um sentimento de satisfação. A Felicidade é um estado de satisfação, equilíbrio físico, psíquico e sensação de bem-estar emocional.

Como podemos interferir e buscar a nossa felicidade?

A felicidade decorre de como lidamos com os acontecimentos de nossa vida, como desenvolvemos nossa memória e como estamos nos sentindo no momento. Ou seja, a busca pela felicidade é algo que deve ser aprendido e exercitado.

Se esperamos que para ser feliz devemos ter saúde, a conta cheia de dinheiro, um trabalho que não cause dor de cabeça e o amor da sua vida ao lado, será muito difícil atingir essa meta, com todas essas variáveis ao mesmo tempo, e corre o risco de você passar a vida toda buscando algo e deixando de viver momentos felizes da vida.

Temos a tendência de valorizar o que está faltando e a felicidade é justamente a satisfação, ou seja, precisamos treinar nosso olhar para valorizar o que temos e que nos dá prazer.

Dicas para praticar e ser mais feliz

  • A felicidade depende de nossas lembranças, por isso procure valorizar as lembranças boas e cuidar para criar sempre boas lembranças. Procure investir em experiências, como viagens, passeios que são mais gratificantes do que objetos materiais.
  • Faça sempre coisas novas, aprenda algo diferente, se desafie! Sair do automático lhe trará a sensação de satisfação.
  • Exercite seu otimismo. Pessoas otimistas tem um maior nível de felicidade, isso porque conseguem se concentrar menos no problema, ou no que deu errado, e mais no aprendizado ou no que conquistou com isso.
  • Cultive as amizades e os relacionamentos. Um estudo realizado nos EUA, acompanha pessoas há 80 anos para identificar os fatores de vida que geram o bem-estar e chegou à conclusão de que o mais importante são vínculos sociais e familiares fortalecidos, muito mais do que dinheiro, poder, cargos importantes etc.

É necessário ter em mente que ser feliz não é estar feliz o tempo todo, é saber lidar com as adversidades de forma satisfatória, estimular nossa mente, olhar o lado positivo da vida e cultivar os laços familiares e sociais.

Para saber mais, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *