Estiagem: 40 municípios têm situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal

Foto: MDR/Divulgação

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em 40 municípios da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina que enfrentam estiagem. A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (27) do Diário Oficial da União.  

O estado com a maior quantidade de reconhecimentos foi o Rio Grande do Sul, com 32. Com isso, o total de localidades gaúchas em situação de emergência por conta desse tipo de desastre natural chega a 232.

As cidades do Rio Grande do Sul que obtiveram o reconhecimento nesta quinta foram Barão, Bento Gonçalves, Camargo, Candiota, Colorado, David Canabarro, Encantado, Estação, Flores da Cunha, Harmonia, Herveiras, Ibarama, Ibiaçá, Ipê, Jaquirana, Lagoa Bonita do Sul, Maçambará, Monte Belo do Sul, Nova Boa Vista, Pareci Novo, Paverama, Pedras Altas, Porto Xavier, Progresso, Quatro Irmãos, São Borja, São João do Polêsine, São Jorge, São Pedro do Butiá, Sarandi, Tucunduva e Vale do Sol.

No Paraná, quatro municípios também tiveram a situação de emergência reconhecida: General Carneiro, Ouro Verde do Oeste, Renascença e São Jorge D’Oeste. Belmonte, Santiago do Sul e São José do Cedro, todas em Santa Catarina, também obtiveram o status, assim como Jeremoabo, na Bahia.

Chuvas intensas

Outras duas localidades também obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência nesta quinta-feira, mas por conta de chuvas intensas. São os casos de Nova Bandeirantes, em Mato Grosso, e Itupiranga, no Pará.

Como solicitar recursos do MDR

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) (https://s2id.mi.gov.br/). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Confira abaixo a lista dos municípios que receberam reconhecimento federal nesta quinta-feira (27).

Estiagem

Rio Grande do Sul

  1. Barão
  2. Bento Gonçalves
  3. Camargo
  4. Candiota
  5. Colorado
  6. David Canabarro
  7. Encantado
  8. Estação
  9. Flores da Cunha
  10. Harmonia
  11. Herveiras
  12. Ibarama
  13. Ibiaçá
  14. Ipê
  15. Jaquirana
  16. Lagoa Bonita do Sul
  17. Maçambará
  18. Monte Belo do Sul
  19. Nova Boa Vista
  20. Pareci Novo
  21. Paverama
  22. Pedras Altas
  23. Porto Xavier
  24. Progresso
  25. Quatro irmãos
  26. São Borja
  27. São João do Polêsine
  28. São Jorge
  29. São Pedro do Butiá
  30. Sandi
  31. Tucunduva
  32. Vale do Sol

Paraná

  1. General Carneiro
  2. Ouro Verde do Oeste
  3. Renascença
  4. São Jorge D’Oeste

Santa Catarina

  1. Belmonte
  2. Santiago do Sul
  3. São José do Cedro

Bahia

  1. Jeremoabo

Chuvas intensas

Mato Grosso

  1. Nova Bandeirantes

Pará

  1. Itupiranga

Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, acesse www.mdr.gov.br.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *