Saúde anuncia troca de secretários

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quarta-feira (16) a troca da chefia em três secretarias da pasta. São elas: Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE); Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e Secretaria de Gestão do Trabalho e

da Educação na Saúde (SGTES). 

Segundo o ministro, as trocas se dão em meio a necessidade de substituições, como aconteceu com o caso da ex-secretária Mayra Pinheiro, que assumiu um cargo no Ministério do Trabalho e deixou a pasta da SGTES. Ainda segundo Queiroga, as escolhas seguiram um critério técnico. 

“Nosso ministério, sob nossa condução, seguindo as orientações do presidente Bolsonaro, sempre atua com técnicos que são capacitados para o exercício da função. Por isso que nossos secretários, a grande maioria, são servidores de carreira do estado brasileiro”, ressalta. ]

Quem assume no lugar da ex-secretária Mayra Pinheiro é o doutor em ciência pela Universidade de São Paulo, Hélio Angotti. Servidor da pasta desde 2019, foi diretor do departamento de gestão da educação na saúde e estava à frente da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Insumos Estratégicos.  

Angotti ressalta a importância do trabalho feito dentro da divisão do MS. “É uma secretaria que cuida do nosso patrimônio mais precioso, as pessoas, os recursos humanos. A gestão do trabalho e da educação”, explica. 

No lugar de Hélio, fica a servidora de carreira do ministério, Sandra Barros. Farmacêutica generalista e com vasta experiência em gestão, ela integra os quadros do órgão desde 1986. Durante o discurso de apresentação, ela ressaltou a importância do momento. “É um momento ímpar na vida de uma servidora federal que se dedica ao SUS desde que começou a sua carreira.”

Veja mais
Sequelas da Covid: Saúde estima que 8,5 milhões de brasileiros sofrem com algum mal deixado pela doença 
Covid-19: Marcelo Queiroga defende não obrigatoriedade, mas pede que pais vacinem filhos
DENGUE: Monitoramento indica tendência de alta da doença na Região Sul do país

Primeira enfermeira

O Ministério da Saúde, pela primeira vez em sua história, terá uma enfermeira chefiando uma secretaria. Maíra Botelho é enfermeira e servidora pública com mais de 21 anos de atuação em saúde pública . Estava no cargo de diretora de atenção especializada e temática do ministério e assumiu o cargo de secretária de Atenção Especializada à Saúde. Ela afirma que vai fortalecer as relações interfederativas. “Hoje você [ministro] reconheceu duas profissionais da casa, uma representando a assistência farmacêutica e outra representando a atenção especializada e enfermeira. Nós vamos trabalhar integrados e isso é muito importante”, ressaltou durante o discurso.
 

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.