METEOROLOGIA: previsão é de pancadas de chuvas em quase todo o Brasil, nos próximos dias

Chuva - Foto: Edemir Rodrigues/Governo do Estado do Mato Grosso do Sul

Previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o início da semana é de pancadas de chuvas em quase todas as regiões do Brasil. O clima é bem típico do verão que segue até o dia 20 de março: chuva rápida, com volumes significativos, trovoadas e rajadas de vento.

A meteorologista do Inmet Andrea Ramos destaca a previsão de chuva para a Região Sul do país.

“No Sul, houve um deslocamento de um sistema, atualmente é um cavalo, que é uma área de baixa pressão alongada, que está favorecendo essa chuva com volumes bastante significativos, pegando principalmente boa parte do Rio Grande do Sul e leste e sudeste de Santa Catarina.”

Segundo Andrea Ramos, há a possibilidade de queda de granizo nesta região, com aviso até às 11 horas da manhã de segunda-feira (7). 

Já no leste de São Paulo, o Inmet alerta para risco de tempestades, especialmente no extremo litoral, que vai até às 21 horas deste domingo. De acordo com Andrea Ramos, também há risco de queda de granizo.

No norte do Mato Grosso do Sul também há chance de tempestades, com expectativa de até 60 milímetros de chuvas no acumulado do dia. Há previsão de queda de granizo.

A meteorologista Andrea Ramos explica o motivo da queda de granizo nessas regiões.

“Esse cavalo [baixa pressão] contrasta com o que está acontecendo em termos de temperatura. As temperaturas estão muito elevadas nesta região. Está tendo registro de temperatura chegando a 38°, principalmente no Rio Grande do Sul. E esse choque entre o frio e o quente favorece a essa queda de granizo.” 

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *