Exportações brasileiras de café sobem em fevereiro pela 1ª vez em oito meses

Café. Foto: Arquivio/Marcelo Camargo/Agência Brasil

As exportações brasileiras de café verde chegaram a 208,5 mil toneladas em fevereiro de 2022. O total corresponde a 3,47 milhões de sacas de 60 kg e resulta em uma elevação de 9,16% em relação ao mesmo mês de 2021. Trata-se do primeiro avanço no comparati

vo anual em oito meses. Os dados são do Governo Federal. 

Até então, os volumes embarcados sofriam com problemas logísticos, como redução na oferta de grãos após uma safra baixa em 2021, e falta de espaços nos navios. O diretor geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, afirma que os efeitos climáticos também têm contribuído para os resultados negativos anteriores. Segundo ele, as causas acarretaram elevações dos preços.

“Com a queda na produção por conta dos problemas climáticos, junto à demanda crescente que entra pelo outro lado, temos uma pressão sobre os preços. Para se ter uma ideia, pouco mais de 70 milhões de dólares registrados em janeiro é um recorde para mês na nossa série histórica”, destaca. 

Ainda segundo Matos, os principais destinos tradicionais do café brasileiro são Estados Unidos, Alemanha, Itália, Bélgica, Japão, Rússia e Colômbia. “O Brasil também tem feito um trabalho muito forte na China, que atingiu cerca de 335 mil sacas em 2021, com alta de 65% em relação a 2020”, pontua. 

Preços altos

Os dados revelam que os preços, que apresentaram alta superior a 80% em fevereiro no comparativo anual, podem ter dado algum impulso. Em relação às receitas, as vendas para o exterior responderam por 828 milhões de dólares, ou seja, mais que o dobro do mesmo mês do ano passado.

Guerra na Ucrânia: por que o conflito afeta o agronegócio brasileiro?

Exportações brasileiras de milho devem atingir 530 mil toneladas em fevereiro, revela Anec

O mês de junho foi o que mais apresentou elevação nas vendas externas. Neste período, o Brasil embarcou aproximadamente 3 milhões de sacas. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), no mesmo mês de 2020, o total registrado foi de 2,3 milhões de sacas. 
 

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *