Unidade totalmente suprida com energia solar

Foto: Brasil Mineral/Divulgação

A Tracbel, um dos maiores distribuidores de máquinas pesadas no País, com atuação multimarcas e 31 unidades espalhadas por 15 estados brasileiros, informa que já tem uma de suas unidades totalmente suprida com energia solar. Trata-se da filial de Sumaré (SP), n

a região de Campinas, que foi escolhida para liderar um projeto piloto de geração de energia limpa em toda a rede da empresa, como parte do compromisso do grupo em cumprir os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU.

Segundo Luiz Gustavo Rocha de Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel, a iniciativa mostra que “o respeito ao meio ambiente é um dos princípios básicos da Tracbel. Queremos expandir nossas operações, mas sempre com o menor impacto ambiental possível”. 

O modelo adotado em Sumaré foi de instalação de placas fotovoltaicas de captação de energia solar para o consumo próprio. Instalados ao longo da extensão do telhado, os 190 módulos de 534 watts e 2,6 m² têm uma potência de 101,7 KWp. “O sistema todo tem capacidade de geração de 154.4 MWh/ano, o equivalente ao consumo de 110 residências”, afirma Igor Rocha, gerente administrativo da Tracbel S/A, e responsável pelo projeto no grupo.

A usina implantada vai gerar 95% de toda a energia consumida nas instalações da unidade. 

“Além do benefício ambiental, existem também vantagens econômicas, pois há uma expectativa de os preços da energia elétrica subirem ainda mais em 2022”, destaca o engenheiro Luis Capanema, diretor da Cape Inovação e Tecnologia, consultoria em energia solar que fez a assessoria técnica da usina. “A economia pode chegar a 80% da despesa com a energia elétrica”, diz.

Com cerca de 70 funcionários trabalhando num prédio de 2,3 mil m²da rodovia Anhanguera, a filial de Sumaré foi escolhida para iniciar o projeto por ser atualmente o principal hub da Tracbel para o fornecimento de máquinas e outros produtos. O sistema incluirá ainda um monitor que exibirá a todo o momento para os empregados, clientes e visitantes o volume de energia instantânea, a geração acumulada, a economia promovida e outros indicadores. “Queremos reforçar a importância da consciência em energia limpa entre os funcionários”, observa o CEO do Grupo Tracbel.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *