Nódulo de tireoide: como identificar?

A função da tireoide é produzir dois hormônios chamados de T3 e T4 que controlam o ritmo do nosso organismo. Se esses hormônios estão aumentados, o seu metabolismo fica acelerado que é o que chamamos de hipertireoidismo e se por outro lado esses hormônios estão reduzidos o seu metabolismo fica mais lentificado, que é o hipotireoidismo.

O nódulo de tireoide popularmente conhecido como “caroço no tireoide” é um aglomerado de células da tireoide que pode ser sólido ou em parte por conteúdo líquido que é o que chamamos de cisto.

Quando você deve se preocupar?

  1. Nódulos grandes: Na maioria das vezes é possível enxergar e palpar os nódulos quando são grandes, geralmente acima de 1,5 cm. Além disso, a depender do tamanho e posição você pode ter alguns sintomas como rouquidão, dificuldade para engolir e para respirar.
  2. Nódulos produtores de hormônio: Alguns nódulos passam a produzir os hormônios T3 e T4 de maneira autônoma, sem seguir os mecanismos de regulação do corpo. Resultado: esses hormônios vão ficar aumentados causando hipertireoidismo que pode ter os seguintes sintomas: 
    -Apetite aumentado 
    -Nervosismo e agitação
    -Sudorese aumentada 
    -Pulso acelerado 
    -Metabolismo intestinal acelerado com flatulência, evacuações frequentes e em alguns casos diarreia
    -Tremor nas mãos
    -Perda de peso sem motivo
    -Pele ressecada 
  3. Características do seu nódulo: O seu nódulo está crescendo? Os nódulos tumorais normalmente são duros e tendem a crescer mais rápido que o normal. Você tem outros gânglios ou linfonodos aumentados no pescoço, popularmente conhecidas por ínguas? Nos casos mais graves os tumores de tireoide podem ter se espalhar para esses linfonodos o que chamamos de metástase. Cheque também se você não está com a voz rouca. A rouquidão para quem tem nódulo de tireoide também é um sintoma associado a presença de tumor.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *