Enjôo de movimento? Entenda o que é a Cinetose

Foto: Dr. Ajuda. Reprodução/YouTube

Você conhece alguém que fica enjoado e algumas vezes até chega a vomitar quando entra em um barco, navio ou mesmo quando viaja de carro? Is

so pode ser Cinetose.

Cinetose: 8 sintomas relacionados 

  1. náusea que também chamamos de enjôo
  2. sudorese fria (você fica suando, mas a pele fica gelada ao invés de quente)
  3. palidez da pele 
  4. tontura
  5. fadiga ou fraqueza – muitas pessoas falam que as pernas parecem mais fracas  
  6. dor de cabeça
  7. salivação excessiva 
  8. vômitos.

No caso da cinetose, esses sintomas surgem mais frequentemente quando estamos dentro de veículos em movimento como automóveis, barcos, ônibus, trens e aviões. Mas pode acontecer também em elevadores, esteiras de corrida, brinquedos no parque de diversão, cinemas 3D dentre outros.

Além disso é comum o problema piorar quando você começa a ler algum papel no banco de trás do carro ou mexe no celular durante uma viagem, senta-se de costas para o sentido no metrô…. 

Uma outra característica é que esses sintomas uma vez começados podem persistir por mais tempo mesmo que o movimento tenha acabado. Ou seja, mesmo saindo do carro ou do barco você ainda pode continuar enjoado por horas. 

Os mecanismos que causam o surgimento da cinetose ainda não são completamente conhecidos, ou seja, a medicina ainda não sabe a causa exata do problema e possivelmente existe mais de uma causa envolvida, seja multifatorial.

O diagnóstico é clínico, ou seja, é feito através da sua história mais exame físico realizados durante a consulta médica. Quanto a cura, é difícil falarmos em cura para cinetose justamente por não entendermos completamente os mecanismos pelos quais ela acontece.

A boa notícia é que de maneira geral a intensidade dos sintomas tende a diminuir conforme a pessoa fica mais velha. https://www.youtube.com/embed/5HfRq0MyZ3Q

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *