PETRÓPOLIS (RJ): MDR participa de reunião para debater ações de prevenção a desastres

Encontro tratou de ações conjuntas de resposta e prevenção de desastres naturais em Petrópolis. Foto: Prefeitura de Petrópolis

Técnicos da Defesa Civil Nacional e da Agência de Cooperação Internacional do Japão começaram, nesta quarta-feira (4), uma série de agendas em Petrópolis para de

finir ações conjuntas para resposta e prevenção de desastres naturais na cidade.

O município da Região Serrana do Rio de Janeiro foi fortemente afetado por fortes chuvas em fevereiro deste ano. Até agora, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, já autorizou o repasse de mais de 10 milhões de reais para ações de assistência humanitária e recuperação de infraestruturas públicas danificadas pelo desastre.

O diretor de Obras de Proteção e Defesa Civil do MDR, Paulo Falcão, está em Petrópolis e explicou quais ações foram desempenhadas durante o dia.

“É um momento de reencontro, na verdade. A JICA, o Governo Federal e o município de Petrópolis são parceiros de longa data. Nós temos uma cooperação que remonta há anos, para citar o projeto Gides. Hoje é um dia de balanço, de verificar como esse projeto foi implementado, a sua eficácia ao longo do tempo nas ações de monitoramento e alertas, na incorporação dos aprendizados nos planos de contingência e no plano municipal de redução de riscos”.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, destacou a importância da parceria com o Governo Federal e o governo japonês para evitar novos desastres na cidade. “E a gente tem esse desdobramento a partir dessa chuva toda que a gente teve, essa tragédia. E é muito bom perceber que o Ministério está atento, querendo construir ações de prevenção, que é muito importante nesse momento de iniciar a reconstrução da cidade. Então, quero agradecer muito ao Ministério do Desenvolvimento Regional e à JICA, que nos apoiam e nos suportam em um momento como esse, que a gente tanto precisa”.

Para saber mais sobre essa e outras ações de proteção e defesa civil do Governo Federal, acesse mdr.gov.br.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *