Link para o vídeo ao fim da página
![](https://i0.wp.com/ouropreto-ourtoworld.jor.br/wp-content/uploads/2022/12/jabuti-troncoflor.jpg?resize=480%2C640&ssl=1)
Em minha infância e adolescência, tive o privilégio de morar em casas com grandes quintais. Eram moradas simples, piso de terra batida, forro de esteira, conforme a maioria das residências, em Cachoeira do Campo. Contudo, eram bastante amplas, três ou quatro quartos, e dotadas de grandes quintais.
Não faltavam bananeiras, mangueiras, laranjeiras e as jabuticabeiras. Gastava o tempo ocioso a escalar árvores, mangueiras e jabuticabeiras, preferencialmente. Uma mangueira tinha dois galhos, dispostos de tal forma, que eu podia neles me deitar e ali ficar, por algum tempo, a ruminar pensamentos.
Mas, as jabuticabeiras me fascinavam e ainda me fascinam por tudo que elas têm de diferente em relação às outras árvores, especialmente por ocasião das jabuticabas.
Em ocasiões, climaticamente favoráveis, meados de setembro, a jabuticabeira, da base do tronco às pontas da ramagem, encaroça-se, à semelhança da brotoeja na pele: são milhares ou milhões de botõezinhos, do tamanho da cabeça de alfinete, que nascerão dentro de poucos dias.
Abertos os botõezinhos, a jabuticabeira se reveste, do chão às grimpas, de um amarelo pálido das florezinhas, densamente aglomeradas e a exalar suave perfume. As folhas caem, deixando o “esqueleto”, colorido de amarelo, aberto à aproximação das abelhas, que trabalham por três dias, durante os quais, somente nesse período, não é bom que chova. Depois, é acompanhar o crescimento das minúsculas frutas até a sua maturação e satisfação em colher e saboreá-las. NGB
CLIQUE NO LINK E E VEJA UM VÍDEO DESCRITIVO
Veja AQUI a página original relativa a
jabuticaba, publicada ainda em 2001
_______________________________________________________________
OFICINA DE PLANTIO DA
JABUTICABEIRA
No dia 26 de novembro de 2024, na Casa de Cultura de Cachoeira do Campo/Ouro Preto-MG, realizou-se uma oficina, na qual se ensinaram métodos de plantio da jabuticabeira a cerca de 20 pessoas interessadas no assunto.
![](https://i0.wp.com/ouropreto-ourtoworld.jor.br/wp-content/uploads/2024/11/135053a.jpg?resize=640%2C480&ssl=1)
O evento se desenvolveu no quintal (“horta” para os “trezentões” da sede municipal), debaixo de algumas jabuticabeiras herdadas da família Pedrosa, antiga proprietária do histórico imóvel.
Para o OURO PRETO WORLD, primeiro site voltado ao município de Ouro Preto e que, desde 2001, disponibiliza uma página a jabuticabeira/jabuticaba, o evento é de alto significado para a preservação do cultivo da jabuticabeira nos quintais cachoeirenses.
Como um dos símbolos naturais de Cachoeira do Campo, há muito tempo que se reclamava para ela, a jabuticabeira, mais atenção e mais cuidados. Espera-se, agora, que se dê continuidade à ação.
![](https://i0.wp.com/ouropreto-ourtoworld.jor.br/wp-content/uploads/2024/11/20241126_142454a.jpg?resize=640%2C480&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/ouropreto-ourtoworld.jor.br/wp-content/uploads/2024/11/20241126_135236a.jpg?resize=640%2C480&ssl=1)
A oficina foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Riosney Custódio
Ao fim das demonstrações dos vários métodos, cada participante recebeu uma muda de jabuticabeira, para plantar em sua propriedade.
A seguir, fornecemos dois links, que acessam