Agudo (RS) completa 65 anos nesta sexta-feira (16)

Nesta sexta-feira (16) o município de Agudo, localizado na região centro ocidental Rio-grandense, completa 65 anos de história. A cidade, situada a 250 km da capital Porto Alegre, foi fundada em 1959. Entre os primeiros habitantes da cidade  estão os imigrantes alemães, provenientes da Pomerânia, que chegaram à região em novembro de 1857. Antes da chegada dos imigrantes alemães, as terras eram habitadas por alguns posseiros de origem luso-brasileira. A partir de 1865, a colônia se torna parte do 1º Distrito de Cachoeira do Sul. O movimento de emancipação de Agudo foi iniciado a partir de 1957. 

A economia da cidade é baseada na agricultura, destacando a cultura do arroz, fumo e morango — além de outras como milho, feijão, amendoim, soja, mandioca, batata-doce e inglesa, frutas. Também se destaca pela avicultura, a apicultura e a pecuária de forma extensiva.

Segundo dados do IBGE, O PIB da cidade é de cerca R$ 667,9 milhões de reais, sendo que 33,7% do valor adicionado advém da agropecuária. Na sequência aparecem as participações dos serviços (32,7%), da indústria (17%) e da administração pública (16,6%).

No turismo, os maiores atrativos que Agudo oferece estão relacionados ao ecoturismo e gastronomia. Destaque para a Gruta do Índio, Morro Agudo, o Morro da Figueira (531 m de altitude), com a Rampa de asa delta e paraglider e a travessia do Rio Jacuí.

Além da Agudo, os municípios de Raposos (MG) e Arvorezinha (RS) também fazem aniversário nesta sexta-feira (16). A programação completa das comemorações está disponível nas redes sociais das prefeituras. 

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *