Chuva frequente e volumosa atinge estados do Centro-Oeste, Sudeste e parte da Região Sul

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A semana começa com alerta de chuva frequente e volumosa entre as Regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte da Região Sul, além de alguns pontos em Rondônia, Pará e Amazonas e no leste e norte do Amapá, no Norte do país. Há riscos para inundações e deslizamentos de terra nestas áreas.

Até quarta-feira (15), as chuvas mais pesadas e com volumes superiores a 150mm se concentram mais sobre o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o estado de São Paulo, parte de Minas Gerais, oeste e norte do Rio de Janeiro. Também pode chover forte em Goiás e no Distrito Federal.

Defesa Civil Nacional envia equipes para apoiar municípios atingidos por fortes chuvas no sul da Bahia

Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte sofrem com desastres naturais

Na Região Nordeste, devido à intensa chuva que atinge o Sul e Extremo Sul baiano desde a última terça-feira (7), o Governo da Bahia decretou estado de emergência e, segundo o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, quase 70 mil pessoas já foram afetadas pela situação. A média de chuva normal para dezembro nesta região varia de 175 mm a 200 mm, mas, somente na semana passada, o acumulado já chegou a quase 500 mm.

No extremo sul do estado, os municípios afetados são: Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçú, Medeiros Neto, Mucuri, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda. E no sul são: Mascote, Itacaré, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Camacan e Belmonte. Em outras regiões, tem também Apuarema, Conceição do Almeida, Caetanos, Encruzilhada, Ibicuí, Ipiaú, Itambé, Itaquara, Jequié e Macarani.

A previsão indica que a chuva perde força nessa área no decorrer da semana, mas continua presente de forma isolada. Já na parte litorânea e no interior do Nordeste, há possibilidade de chuva passageira, mas o sol e calor predominam. Todas as informações são do Somar Meteorologia

Auxílio

Neste domingo (12), após sobrevoar municípios do sul da Bahia, afetados pelas fortes chuvas que vêm assolando a região, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre as ações que o governo federal está realizando para ajudar a população. “Estamos dando apoio da Polícia Rodoviária Federal, todos os nossos ministérios, Defesa Civil”, disse. 

O presidente também falou sobre a liberação, pela Caixa, de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em, no máximo, cinco dias, para pessoas desabrigadas das cidades em estado de calamidade reconhecido pelo governo federal. Jair Bolsonaro salientou que o principal investimento que será efetuado, no momento, é emergencial e engloba a questão do FGTS, recuperação de estradas e pontes, resgate, reconstrução de casas destruídas, fornecimento de água e alimentos. “A presença nossa é um ato de solidariedade com o povo da Bahia”, manifestou.
 

Fonte: Brasil 61

COVID-19: Brasil vacina 80% da população alvo com duas dosesBloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade
Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.