Defesa Civil Nacional alerta para previsão de fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Atenção! A Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul da madrugada desta sexta-feira (5), até a manhã de segunda (8).

Segundo o Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados de chuvas podem ser maiores do que 100 milímetros por dia.

Com isso, há possibilidade de alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas em cidades com áreas de risco.

Os locais mais afetados deverão ser a área metropolitana de Porto Alegre e as regiões noroeste, sudoeste, sudeste, nordeste e centros ocidental e oriental do estado.

Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, explica o que a população deve fazer nessas situações. “A partir da emissão de um alerta de chuvas intensas ou tempestades para a sua região, desligue os aparelhos elétricos, o quadro geral de energia e feche registros de gás e de água para evitar ocorrências adicionais”.

A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das áreas de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS, com o CEP do local onde mora, para o número 40199. Em caso de risco de desastres, a população receberá um aviso.

Além disso, está disponível o serviço de alertas por WhatsApp e também os alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional e do Inmet.

Para mais informações sobre as ações do Governo Federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *