Defesa Civil Nacional reconhece a situação de emergência em seis cidades alagoanas atingidas por chuvas intensas

Foto: Divulgação/MDR

A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta sexta-feira (8) a situação de emergência em seis cidades de Alagoas atin

gidas por chuvas intensas. As portarias com os reconhecimentos federais foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira aqui aqui.

Os municípios alagoanos que obtiveram o status são Cajueiro, Chã Preta, Estrela de Alagoas, Porto Calvo, Santana do Mundaú e São Miguel dos Milagres. Até agora, 22 localidades de Alagoas já obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram a unidade federativa no último final de semana.

Também nesta sexta-feira, foi autorizado o repasse de R$ 1,3 milhão para três cidades do estado também afetadas pelo excesso de precipitações. São elas: Jacuípe, Jequi da Praia e Rio Largo.

Desde o início das chuvas em Alagoas, na sexta-feira (1), a Defesa Civil Nacional vem estabelecendo uma série de ações emergenciais para apoiar o estado, como a mobilização e o envio de uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) para o estado. Saiba mais neste link.

Como solicitar recursos federais

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD, a partir do Plano de Capacitação Continuada em Proteção e Defesa Civil. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos de capacitação.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.