Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em nove cidades do Sul atingidas por desastres

Foto: MDR/Divulgação

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta segunda-feira (8), a situação de emergência em nove cidades da Região Sul atingidas por desastres naturais.

Seis municípios estão no Paraná: Alvorada do Sul, Foz do Iguaçu e Terra Rica registraram vendavais. Já Farol, Ourizona e Rondon passaram por queda de granizo.

Nos últimos dias, a Defesa Civil Nacional enviou ao Paraná duas equipes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), para dar apoio aos municípios afetados pelas fortes chuvas dos dias 22 a 24 de outubro na solicitação de reconhecimento de situação de emergência e de repasse de recursos para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.

Ainda na Região Sul, outras três cidades obtiveram o reconhecimento federal. No Rio Grande do Sul, a cidade de Pedras Altas foi vítima de chuvas intensas e Faxinalzinho registrou queda de granizo. Em Santa Catarina, Ouro Verde também registrou granizo.

Acesso a recursos

Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.
 

Fonte: Brasil 61

COVID-19: Brasil vacina 80% da população alvo com duas dosesBloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade
Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *