A tristeza é uma reação normal diante de situações que geram frustração e desconforto. Por meio da tristeza, aprendemos a aceitar a realidade e mudar nosso jeito de lidar com ela. Não devemos evitá-la, e sim aceitá-la e ajudar as crianças a lidar com ela. Mas quando desconfiar que a tristeza não é normal e como diferenciar tristeza de depressão?
- A tristeza é passageira e temporária, em geral de minutos a horas. Depois, a criança volta a ter um estado tranquilo, calmo, que tende para o alegre. Já na depressão, o estado de tristeza, desânimo, falta de interesse, falta de prazer e irritabilidade tende a ser contínuo, com duração de vários dias, semanas e até meses. Esta fase, para ser considerada depressão, deve durar no mínimo 2 semanas.
- Na depressão, a criança e adolescente tem pensamentos negativos persistentes sobre ela, como achar o corpo feio, se achar chata, burra, sem amigos ou culpada excessivamente, ou sobre o mundo, com um pessimismo de achar que as coisas sempre dão errada ou uma desesperança de achar que não tem jeito de as coisas melhorarem no futuro.
- Há alterações biológicas como alterações de sono, alteração de apetite, alteração de energia e alteração de concentração.
- Na tristeza, muitas vezes a reação está ligada a um ambiente, por exemplo na escola. Enquanto na depressão ela permanece em todos os lugares, seja casa, escola, casa de parentes ou amigos.
- Na depressão há um prejuízo significativo na vida da criança ou adolescente. Em geral, a pessoa deixa de se cuidar, as notas da escola caem, há um isolamento social e uma falta de vontade de fazer qualquer atividade.
- Na depressão, em casos mais graves, as pessoas têm pensamentos de se machucar e de morrer, chegando até a construir ideação suicida e realizar tentativas de suicídio se não forem ajudadas.
Fique de olho!
CONTEÚDO PARA EMISSORAS DE RÁDIO: Nesta edição, você pode utilizar dois áudios sobre o tema:
- Tristeza vs depressão
- Como diferenciar tristeza da depressão?
Para saber mais, assista ao vídeo do Dr. Ajuda sobre o assunto.
Continue Lendo#blog#Crianças#Dr. Ajuda!#Saúde
Fonte: Brasil 61
COVID-19: Brasil vacina 80% da população alvo com duas dosesBloqueado
Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!
Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade