Colesterol alterado é uma condição muito comum e que tem grande impacto na nossa saúde cardiovascular. Mas quais são as causas para o nível de coles
terol estar elevado?
Existe mais de uma. A causa primária é quando a alteração é de origem genética e as causas secundárias podem ser estilo de vida (que inclui a forma como nos alimentamos e o sedentarismo), outras doenças, medicamentos ou a combinação desses fatores.
O consumo de gordura saturada pode elevar mais os níveis de colesterol do que o próprio colesterol presente nos alimentos.
As principais fontes de gordura saturada são as carnes gordurosas e produtos lácteos integrais, mas elas não são as únicas. Outras fontes de colesterol também devem ser evitadas, entre elas os embutidos (como salsicha e linguiça), as vísceras (como rim, fígado e miolo), peles de aves e peixes, biscoitos amanteigados e sorvetes.
E como substituir o consumo de gordura saturada?
Prefira outros tipos de gordura, como as que estão presentes no azeite de oliva e de canola, no abacate e nas oleaginosas (como nozes, castanha do Brasil, castanha de caju).
O ômega 3 também é muito importante na nossa alimentação. É um tipo de gordura que nosso organismo não produz e deve ser incluído na dieta porque auxilia na redução do colesterol. Boas fontes de ômega 3 são peixes, como a sardinha e o atum, além de linhaça e chia, que podem ser incluídas no iogurte desnatado, na salada de folhas ou de frutas.
Outro alimento importante é a aveia, que tem fibras que possuem efeito significativo na redução do colesterol. A aveia pode ser consumida com frutas, em vitaminas e até mesmo na preparação de tortas e bolos. E você pode abusar de frutas e legumes, eles contêm antioxidantes, vitaminas e minerais bem interessantes para este caso.
O ovo é um alimento muito polêmico quando o assunto é colesterol. Mas não se preocupe, ele pode ser consumido e é uma importante fonte de nutrientes. Ou seja, o ovo não é o vilão. Não tem segredo, ao consumir alimentos de qualidade conseguimos manter os níveis de colesterol bem controlados e diminuímos a necessidade de tratamento com medicamentos.
Fonte: Brasil 61