EMPREENDEDORISMO: SP tem 1,1 milhão de pequenos negócios abertos

Foto: Divulgação/Sebrae

Desde criança, o Vinícius Ramos, de Birigui, São Paulo, viu as tentativas do pai em prosperar em um negócio próprio. Po

r isso, acreditava que já sabia os erros e acertos para se tornar um bom empreendedor. Então, aos 25 anos, casado e prestes a ser pai, ele decidiu abrir sua primeira lanchonete. E o negócio não vingou. 

Mas Vinícius persistiu e seguiu no ramo alimentício. Assim, em 2013, abriu a marmitaria Empório das Massas, em um salão de 40 m² – um dos mais de um milhão de pequenos negócios em funcionamento, atualmente, no estado de São Paulo.

Desde o começo, Vinícius conta que sempre procurou estruturar bem seu negócio. 

“Sabia que as coisas não acontecem da noite para o dia. O lugar era bem simples, porém muito arrumado. Sempre fiz da melhor forma com o que eu tinha no momento. Poder mudar a vida das pessoas através da alimentação, sabe? É isso que eu vejo, meu propósito é esse e dar oportunidade de emprego para as pessoas.”

O negócio começou a andar mas não lucrava muito, apesar do trabalho árduo. Foi quando decidiu procurar apoio do Sebrae, na vizinha Araçatuba, para aprimorar habilidades de gestão.

O primeiro curso que fez foi Alimentação Fora do Lar e Vincíus passou a colocar em prática conhecimentos sobre marketing e finanças. Em 2016, participou do Empretec: um “divisor de águas” na vida do empreendedor paulista.

“O Empretec mostra realmente o que você está fazendo de bom ou não, tanto na parte teórica quanto nas dinâmicas. Então, vi que eu era um cara que não arriscava, estava estagnado, na época.”

Todo esse apoio ajudou o Empório das Massas a prosperar. Atualmente, o pequeno negócio conta com duas lojas físicas em Araçatuba. São 25 funcionários, que dão conta de uma produção diária de, em média, 500 refeições. Para o futuro, o plano de Vinícius é expandir sua marca para outras cidades de São Paulo e do Brasil.

O Sebrae apoia pequenos negócios como o de Vinicius. São pessoas que trabalham e realizam, movimentando a economia e transformando a história de milhares de brasileiros. 

Sebrae, há 50 anos ao lado de quem fez história ontem, constrói o hoje e cria o futuro todos os dias.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.