Empreendimento social beneficia mais de 300 pessoas da comunidade ribeirinha no Amazonas

Foto: Divulgação/Sebrae

Há três décadas, um grupo de mulheres se encontra às margens do Rio Tupana, na cidade de Careiro Castanho, Amazon

as, para trançar fibras vegetais, fazendo assim o Teçume, nome como o artesanato é chamado na região.

Em 2015, o filho de uma delas, Marcos Alexandre dos Santos, percebeu que ali havia uma oportunidade de empreender. Assim, Marcos assumiu a parte de gestão, o comercial e o marketing da Teçume da Floresta

Ele conta que a intenção foi ampliar o negócio e, assim, levar prosperidade à comunidade, uma vez que esse é o trabalho da maioria das mulheres da região.

“O que nos motiva a continuar com esse segmento é a certeza de que estamos fazendo o que é certo, estamos no lugar certo. Porque ali são famílias que estão lutando pela sua sobrevivência de uma maneira tão prazerosa. Então, é muito gratificante saber que esse empreendimento ajuda tantas outras pessoas também, como ajuda na nossa cidade de Careiro Castanho. E trazendo oportunidade de mudar a vida de muitas pessoas.”

Para encarar todos os desafios de formalizar o negócio, Marcos procurou o Sebrae e fez uma série de cursos, entre eles um de gerenciamento de mídias sociais e um de fotografia. O resultado dessa parceria profissionalizou a empresa, transformou a divulgação e o marketing dos produtos, e gerou crescimento de cerca de 80% em relação ao início do projeto.

“O Sebrae foi um dos principais potenciais para que o nosso projeto criasse raízes. Ali abriram a porta para o nosso futuro. Quando eles nos apresentaram, chegaram conosco, e disseram que iam nos ajudar, nos dar apoio no que necessitasse. Com mentorias, com os cursos oferecidos pelo Sebrae. Foi muito gratificante para nós.”

Atualmente, 15 pessoas integram a empresa. Segundo Marcos, mais de 300 pessoas que vivem na comunidade ribeirinha são beneficiadas indiretamente com o projeto. Para o futuro, o empresário quer mais renda e visibilidade para o trabalho da Teçume da Floresta.

O Sebrae apoia pequenos negócios como o de Marcos. São pessoas que trabalham e realizam, movimentando a economia e transformando a história de milhares de brasileiros. 

Sebrae, há 50 anos ao lado de quem fez história ontem, constrói o hoje e cria o futuro todos os dias.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.