ocê tem familiares com câncer de mama? Será que pode ser um câncer hereditário? A Oncologista Dra. Allyne Queiroz dá mais detalhes sobre câncer de mama hereditário.
É importante sempre destacar que a minoria dos cânceres é hereditária. No caso do câncer de mama, em torno de 10% dos casos são hereditários, ou seja, surgem de um defeito genético passado dos pais para os filhos, de geração em geração. Nos outros 90% de casos de câncer de mama temos os chamados cânceres “esporádicos” que são aqueles que ocorrem ao acaso, geralmente devido ao desgaste do organismo causado pelo avanço da idade e pelo nosso estilo de vida, e que não têm relação com casos de câncer em parentes próximos.
Quando suspeitar se o seu câncer de mama é hereditário?
- Câncer de mama com menos de 45 anos
- Câncer de mama específico chamado de “triplo negativo”.
- Vários casos de câncer de mama na família ou casos de câncer de próstata avançado, ovário, pâncreas ou melanoma em parentes próximos.
- Se você é homem com câncer de mama ou tem parentes próximos do sexo masculino com câncer de mama.
- Se você ou parentes próximos tiveram câncer de mama em ambas as mamas, ou seja, bilateral.
- Ascendência judia Ashkenazi.
Toda mulher ao longo da vida tem cerca de 12% de chance de desenvolver câncer de mama. Em portadoras de alterações nesses genes esse risco aumenta para 70-80%, podendo inclusive ocorrer em idades mais jovens. Em relação ao risco de câncer de ovário, toda mulher tem aproximadamente 1,8% de chance de desenvolver a doença, enquanto em paciente com mutação genética o risco aumenta para 40 a 60%. Diante de um risco tão elevado para câncer, o cuidado dessas mulheres deve ser diferenciado.
O que determinará se o câncer será agressivo ou não, é o tipo de câncer, o tamanho do tumor e grau no momento do diagnóstico.
Se tiver suspeita de câncer de mama hereditário não deixe de conversar com o médico. Nos casos muito suspeitos pode ser indicada uma avaliação com Oncogeneticista especialista nesse problema.
CONTEÚDO PARA EMISSORAS DE RÁDIO: Nesta edição, você pode utilizar dois áudios sobre o tema:
- Fatores de risco
- Tipos mais comuns e tratamento
Para saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo do Dr. Ajuda.
Continue Lendo#blog#Câncer#Dr. Ajuda!#Saúde
Fonte: Brasil 61
Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!