Você sabe a diferença entre estiagem e seca? E entre inundação e alagamento?
A estiagem é um período de baixo ou nenhum registro de chuva, com grande perda de umidade do solo. Já a seca é uma estiagem prolongada, que provoca grav
e desequilíbrio hidrológico.
Por outro lado, as inundações são causadas por chuvas prolongadas. Elas se caracterizam pela submersão de áreas que normalmente ficam fora d’água.
Já os alagamentos acontecem quando extrapola a capacidade de escoamento dos sistemas de drenagem urbana, o que causa acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas.
No Brasil, existem 65 tipos e subtipos de desastres naturais e tecnológicos, ou seja, aqueles que são provocados. Eles são definidos pela Cobrade, a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres.
Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, conta quais são as ocorrências mais comuns no Brasil. “Dentre os desastres que geram maior impacto e mais são registrados no Brasil, o destaque vai para as ocorrências relacionadas ao excesso ou a falta de chuvas. Sobre os desastres relacionados a falta de chuvas.. que geram um impacto para a saúde, principalmente, para a população mais vulnerável”.
Para saber mais sobre os tipos de desastres no Brasil e as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse mdr.gov.br.
Fonte: Brasil 61