
Quando tanto se fala em saneamento básico com tantas obras em andamento pelo país, em Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto, constata-se possível tentativa de esconder, do público, esgoto a céu aberto, levando contaminação a possíveis nascentes na área da serra da Mãe Engrácia, bebedouros naturais dos animais, fomentando, ao mesmo tempo, o surgimento de doenças, graças aos focos de mosquitos.
Diz-se possível tentativa, porque olhos e ouvidos atentos do popular Antônio “Bigode”, não permitiram. Com ele, fomos até o local, onde se constatou a veracidade de sua denúncia. Esse “desvio” ou “vazamento”, não se sabe bem como qualificar, surge no meio do mato e segue em frente, a céu aberto. Pode ter início bem próximo ao reservatório da Saneouro, na rede que desce pela Rua Tombadouro. O esgoto se apresenta, na área verde remanescente, abaixo do loteamento “Parque Bela Vista”.



O caso é grave, não só pela questão sanitária, o país ainda a viver sob tensão (ainda que amenizada) da pandemia da COVID-19 e o surto da “varíola dos macacos”; mas, por que há suspeita de “remanejamento” impróprio, seguido de tentativa de camuflagem, o que se deduz por uma espécie de biombo colocado no local.
Foi levado ao conhecimento da Saneouro, no escritório local. Na ocasião, o atendente prometeu que a questão seria averiguada, para se apurarem responsabilidades. NGB