Estudantes vivem momento de expectativa para divulgação do resultado do Enem

O resultado do Enem 2023 será divulgado na próxima semana, dia 16, e os candidatos tentam segurar a ansiedade para saber a nota recebida. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de 3,9 milhões de pessoas fizeram as provas nos dias 5 e 12 de novembro. 

A avaliação individual das redações será disponibilizada 90 dias após a divulgação dos resultados. Os textos são avaliados de acordo com as competências exigidas pelo exame e a nota máxima é 1000 pontos.

O resultado estará disponível na Página do Participante, que deve ser acessada com o login da plataforma gov.br. 

A estudante soteropolitana Maria Eduarda Magalhães, de 18 anos, quer entrar no curso de Design e está confiante, mas não esconde a ansiedade. 

“Eu tô com as minhas expectativas super altas para saber a pontuação da minha redação, a pontuação de cada matéria, descobrir a minha média, comparar com a nota de corte da faculdade que eu quero fazer, por isso tô muito ansiosa para o resultado”, diz. 

Estratégias

Segundo o psicólogo Augusto Jimenez, diretor da escola de idiomas Minds, é preciso manter a calma neste momento, além de ser fundamental contar com apoio psicológico.

“Tem que ter esse suporte, porque ela [a nota] pode vir tanto positiva como negativa. Respeitar o seu tempo, independente de qualquer objetivo, principalmente quando se trata de um vestibular, você tem que ter consciência disso”, pontua. 

Janayna Moradillo, que fez o Enem em 2018, relembra a estratégia de estudos que usou para conseguir ingressar no curso de Comunicação na Universidade Federal da Bahia. 

“Comecei a avaliar quais provas teriam o maior peso de nota. Semanalmente, eu chegava em casa depois da escola, eu dava aula de reforço escolar, então aproveitava o momento em que eles estavam fazendo alguma atividade e estudava junto também. À noite estava sempre vendo alguma videoaula — e nos finais de semana tentava me concentrar em realizar provas anteriores, simulados”, conta. 

As notas dos “treineiros” — candidatos que fazem a prova antes da conclusão do ensino médio para testar os conhecimentos — serão divulgadas em março.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *