FiES: Lista de espera se estende até 18 de maio

O Ministério da Educação (MEC) ainda está convocando estudantes por meio da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A convocação da lisa de espera começou no dia 21 março e deve continuar até o dia 18 de maio. Todos os candidatos que não foram contemplados na chamada única podem participar e a inclusão na lista de espera é automática. 

O Fies é uma das alternativas para que estudantes que não possuem condições financeiras de arcar com os custos de uma faculdade possam cursar o ensino superior. É o que explica o economista Guidi Nunes. 

“O estudante de baixa renda tem duas alternativas: a de estudar nas universidades federais onde tem um apoio, tem bolsas do governo federal e tem também o Prouni, para estudar nas universidades particulares. Já o fies é para aquele estudante que tem renda, que trabalha, mas essa renda não é suficiente para pagar o ensino superior. Então ele vai lá, acessa o Fies e faz o seu curso superior. Claro, quando ele terminar o ensino superior vai ter uma carência de seis meses a um ano. É uma opção dele também para começar a pagar o Fies.”

Moradora de Samambaia Sul, no Distrito Federal, Rebeca Kathllen (25) cursou o ensino superior em Estética e Cosmetologia, através do Fies. Ela destaca a importância do financiamento para o seu crescimento profissional e pessoal.

“Me formei em Estética e Cosmetologia através do FIES. Foi um processo muito importante na minha vida pessoal e profissional. Além de conseguir pagar por uma faculdade, que eu desejava cursar com um preço bem melhor, eu pude ingressar no mercado de trabalho e pagar o restante do curso. Já ouvi algumas pessoas dizendo que não vale a pena fazer um financiamento, mas na situação que estava minha vida no momento, foi uma ótima escolha”, destacou.

Todos os prazos e procedimentos da convocação por meio da lista de espera foram estabelecidos no edital que rege o atual processo seletivo e pode ser consultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

Lista de espera

A lista de espera é destinada a candidatos que não foram contemplados na Chamada Única E é oferecida quando um candidato pré-selecionado não ocupa a vaga. Isso permite que a mesma vaga seja ofertada para o próximo estudante da lista. 

Etapas 

Os convocados têm até três dias úteis, a contar do dia seguinte à data de divulgação de sua pré-seleção, para complementar sua inscrição para contratação do financiamento. Esse procedimento para complementação da inscrição também é realizado, exclusivamente, na página do Fies.   

Após complementar a inscrição, o pré-selecionado tem até cinco dias, a contar do dia seguinte à data da complementação da inscrição, para apresentar sua documentação para validação na instituição para a qual foi pré-selecionado.   

Cada instituição de ensino superior tem uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), responsável pelo recebimento e pela análise da documentação exigida para a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), necessário para formalizar a contratação do financiamento.   

O estudante terá dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente ao da emissão do DRI, para entregar a documentação exigida para fins de contratação. A validação dessas informações é realizada no âmbito da agência bancária indicada pelo estudante no ato da complementação da inscrição do Fies.   
 

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *