FPM paga R$ 5,5 bi na próxima terça-feira (30)

Os valores do FPM são repassados todos os meses, a cada 10 dias, e calculados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), de acordo com o número de habitantes de cada cidade e a renda per capita. 

O consultor de orçamento César Lima compara com os repasses anteriores e diz que o valor total a ser pago no dia 30 — R$ 5.513.833.120,15 — é um bom sinal para os próximos meses. 

“Esse terceiro decêndio de janeiro apesar de estar 7% menor que o terceiro decêndio de dezembro de 2023, mês passado, está 15% maior que o do mesmo período do ano passado, o que representa um bom sinal para os municípios neste ano de 2024”, analisa. 

Impactos 

Quanto menor o município, mais o pagamento do fundo é importante para a composição da renda da cidade. 

A secretária de Finanças do município de Colinas do Sul, em Goiás, Beatriz Sousa, comenta o impacto das quedas dos valores nos últimos meses do ano, para a cidade. 

“A queda dos repasses fez com que o nosso município tomasse medidas internas, de economia em serviços que são essenciais, infelizmente diminuindo a folha de pagamento  e afetando assim também a prestação de serviços à comunidade —  que sempre é a mais afetada, acredito eu que em todos os municípios”, ressalta. 

O dinheiro do FPM vem da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). As parcelas mais altas neste repasse vão para os municípios de São Paulo, Minas Gerais e Bahia, respectivamente. 

FPM: confira os valores repassados ao seu município

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *