Governo Federal entrega máquina perfuratriz a consórcio de municípios de Minas Gerais

O Governo Federal entregou, nesta segunda-feira (29), uma máquina de perfurações de poços artesianos que irá beneficiar mais de 2 milhões de pessoas no estado de Minas Gerais. O equipamento foi adquirido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), é será utilizado pelos 98 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), que tem sede no município de Montes Claros (MG). Confira lista completa aqui. O investimento na perfuratriz foi de R$ 2,4 milhões de reais.

Presente à entrega do equipamento, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que a perfuratriz será importante para garantir segurança hídrica para o norte de Minas Gerais. “Eu sei como esta entrega é importante para os prefeitos. Garantir água para o consumo humano, para a produção de alimentos e para o desenvolvimento produtivo, para a geração de empregos, é uma das prioridades deste governo”, afirmou.

O presidente do Cimams e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, também destacou que a perfuratriz será fundamental para ajudar aos municípios consorciados na luta contra os efeitos causados pelas condições climáticas, assim como vai amenizar a situação de falta d’água onde é mais necessário.

“O ministro Waldez Góes é um municipalista, foi governador por vários mandatos e é simpático ao associativo e conhecedor das carências que os municípios enfrentam, principalmente no que diz respeito a questão hídrica”, apontou Sá. “Nós, do Cimams, agradecemos ao Governo Federal por entender que o acesso à água é essencial para a população de qualquer cidade e se faz primordial na região norte-mineira”, completou

Sobre a perfuratriz

De porte robusto, o equipamento é ideal para a perfuração de poços artesianos de até 250 metros de profundidade. Conta com torre de seis metros de altura, pistão central hidráulico para 30 toneladas, haste de 4,3 metros, bomba de lama, guincho hidráulico e cabeçote hidráulico com inclinação para troca de hastes. A perfuratriz tem capacidade de criar cerca de 20 poços por mês.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *