Quando fundou a Amarjon Biojoias, a empreendedora de Juiz de Fora (MG) Isabel Ribeiro não vislumbrava o mercado internacional. A empresa que fabrica semijoias a partir de elementos da natureza, como folhas, flores e sementes, só tinha olhos para o Brasil.
A dificuldade de encontrar público internamente, no entanto, contrastava com o sucesso que os produtos faziam do outro lado do Atlântico, mais precisamente na Dinamarca, onde um cliente revendia os itens da loja.
Isso fez com que a empresária passasse a considerar as exportações. “Nós vimos o quanto o nosso produto estava valorizado lá fora. Isso despertou em nós o desejo de expandirmos para outros países”, lembra.
Foi então que Isabel conheceu a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
“Me indicaram a Apex para que nós pudéssemos adquirir conhecimentos para fazer a exportação de uma maneira melhor e, também, não ficar apenas com o cliente [da Dinamarca], mas expandirmos para outros clientes e outros países”, conta.
A Amarjon Biojoias participou de duas das mais importantes iniciativas da agência: o Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) e o Elas Exportam.
“À medida que a gente teve as capacitações da Apex, nós percebemos que precisávamos olhar não só o produto, mas a marca como um todo: entender o mercado externo, a cultura de cada país, ver como nós poderíamos nos adequar, qual linguagem precisaríamos ter para podermos ter boa aceitação lá fora. Também foi importante entendermos que nós temos que ter um diferencial. Não basta querer exportar”, ressalta.
O objetivo do programa Elas Exportam é aumentar a participação de empresas brasileiras lideradas por mulheres no comércio exterior. Segundo Isabel, participar dessa experiência serviu para impulsionar ainda mais a Amarjon.
“Nós temos aprendido muito com outras mulheres por meio dessas capacitações, das trocas de experiências também. Tudo isso tem agregado bastante.”
Sucesso
A Amarjon Biojoias já exporta para nove países, entre eles Estados Unidos, França e Japão. Recentemente, a empresa fechou um acordo com investidores da Turquia para a abertura de uma loja em Istambul. Será a primeira loja internacional da marca, que já conta com três pontos de venda no Brasil.
Cada passo até o sucesso da empresa foi bastante planejado, característica da qual Isabel não pretende abrir mão. “Muitos empresários querem investir abrindo uma loja Amarjon, querendo que nós tenhamos o modelo de negócio de franquia, mas nós estamos nos estruturando para que esse novo degrau seja alcançado com segurança”, avisa.
Elas Exportam
Um estudo da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em 2023, constatou que 14% das empresas exportadoras brasileiras possuem preponderância feminina em seus quadros societários.
Em parceria com o MDIC, a ApexBrasil lançou o Elas Exportam. O programa oferece mentorias individuais, oficinas e seminários para auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a atividade exportadora.
Para mais informações sobre o Elas Exportam, clique aqui. Se quiser saber mais sobre outros programas da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, acesse www.apexbrasil.com.br.
Fonte: Brasil 61