13 de julho de 202
FMI eleva projeção de crescimento da economia brasileira para 2,5% ao ano no médio prazo
Especialistas explicam que os efeitos serão variados entre regiões e municípios
O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para cima suas projeções de crescimento para a economia brasileira, passando de 2% para 2,5% ao ano no médio prazo. Essa atualização foi divulgada no relatório anual do FMI sobre o Brasil, nesta quinta-feira (11).
Para o economista Marcelo Monteiro, consultor econômico da Remessa Online, a mudança nas perspectivas do FMI pode ser atribuída a diversos fatores, incluindo impactos menos intensos das enchentes no Rio Grande do Sul e resultados positivos inesperados no setor de varejo.
“Saíram dados de varejo muito positivos, na comparação com que o mercado estava esperando. O mercado estava esperando queda no varejo e ele veio com um crescimento de 1,2%. Talvez tenha havido uma superestimação dos efeitos por parte dos economistas e o FMI deve ter incorporado esses impactos em suas projeções de crescimento”, explica Monteiro.
De acordo com o relatório, diversos fatores têm contribuído para esse desempenho positivo. Medidas como a reforma tributária focada no consumo e o plano de transformação ecológica são destacadas como impulsionadores significativos do crescimento econômico no médio prazo.
O FMI também enfatiza a importância de uma agenda voltada para o crescimento sustentável e inclusivo, bem como a implementação de reformas que promovam um ambiente de negócios mais favorável. Entre os marcos mencionados estão a redução do desmatamento, os avanços na criação da Taxonomia Sustentável Brasileira para padronização de práticas econômicas sustentáveis, a estruturação do mercado de carbono e a emissão bem-sucedida do primeiro título verde no mercado internacional.
Créditos tributários: novidade da reforma favorece investimentos das empresas
Municípios
O conselheiro federal do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Eduardo Reis Araújo, ressalta que, embora a revisão para cima seja uma notícia positiva, os efeitos serão desiguais entre regiões e municípios.
“É uma notícia positiva, mas deve ser acompanhada de efeitos diferenciados para cada cidade. Lembrando que a projeção não significa que necessariamente vai acontecer. Cada município tem seu ‘dever de casa’ para se adaptar, especialmente às mudanças legislativas como a reforma tributária”, destaca Araújo.
Gelton Pinto Coelho, conselheiro do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), explica que o Brasil é um país marcado por desigualdades regionais e isso impacta diretamente os municípios.
“Nós temos municípios com alto desenvolvimento tecnológico e outros que não possuem essa especialização, digamos assim, em um país continental como o Brasil, não há crescimento homogêneo. Alguns municípios vão ter um crescimento maior, outros não vão conseguir aproveitar tanto. Mas é importante a gente perceber vários sinais que a economia brasileira está demonstrando”, pontua.
Coelho informa que em 2024 há uma demanda maior para o financiamento de veículos, mesmo que eles estejam acima do valor adequado.
“Isso mostra a positividade. Uma pessoa, para tomar a decisão de comprar um veículo, tem expectativa de que vai se manter no emprego ou com um certo padrão de renda, conseguindo pagar a parcela do financiamento”, completa.
Copiar o texto
13/07/2024 00:05h
Camex mantém elevação de tarifas de importação de resíduos sólidos
O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu manter em 18%, por mais um ano, as tarifas de importação para resíduos de papel, plástico e vidro. A tarifa é a mesma desde julho de 2023 e, segundo nota do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a medida tomada ano passado teve impactos, ao reduzir as importações desses resíduos.
De acordo com o ministério, de agosto de 2023 a maio deste ano, as importações de restos de papel caíram 48,3% e a de plásticos tiveram redução de 33%, o que contribuiu com o mercado nacional de reciclagem. A maior parte dos resíduos importados vem de países de fora do Mercosul. A alíquota de 18% iria expirar em 31 de julho. O ministério informou, ainda, que a prorrogação garante a abrangência da medida a todos os tipos de resíduos de papel, plástico e vidro relevantes.
13/07/2024 00:04h
Fiocruz: segue alta a mortalidade por vírus respiratório em crianças
Segundo o boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado em 11 de julho, a mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças pequenas segue alta, por conta da grande circulação do vírus sincicial respiratório (VSR). Já em idosos, as mortes estão ligadas à gripe, influenza e covid-19.
O levantamento aponta que seis estados apresentam sinal de aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave na tendência de longo prazo: Amapá, Pará, Roraima, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.
A mortalidade da SRAG nas últimas oito semanas foi semelhante na faixa infantil de zero a dois anos e em idosos.
Já a covid-19 tem mantido patamares baixos em comparação ao seu histórico de circulação. Porém, o vírus tem sido a principal causa de internação por SRAG entre os idosos em três unidades da federação nas últimas semanas: Amazonas, Ceará e Piauí.
13/07/2024 00:02h
Câmara dos Deputados aprova projeto que regulamenta produção de hidrogênio verde
O texto segue agora para sanção presidencial
#Congresso Nacional#Biocombustíveis#Câmara dos Deputados#Meio ambiente
A Câmara dos Deputados aprovou emendas do Senado que preveem incentivos ao hidrogênio com baixa emissão de carbono – o hidrogênio verde. O Projeto de Lei 2308/23 estabelece novas diretrizes para a produção sustentável, na tentativa de reduzir as emissões de carbono e ainda estimular o uso de biocombustíveis. A proposta também prevê benefícios fiscais às empresas que produzirem hidrogênio com menos emissão de carbono.
Conforme o texto, a produção que resultar em valor inicial menor ou igual a 7Kg de dióxido de carbono será considerada hidrogênio de baixa emissão de carbono. Esse número representa a intensidade de emissão de gases do efeito estufa e deverá ser adotado até 31 de dezembro de 2030.
O aumento da quantidade de dióxido de carbono por quilograma de hidrogênio produzido a partir da fonte de energia utilizada para obter o hidrogênio também foi alterado. Enquanto na Câmara o texto inicial previa um índice igual ou menor a 4 Kg de CO2, o Senado aprovou 7 Kg. Esta é uma das principais mudanças. O projeto ainda retira a previsão de diminuição gradativa desse limite a partir de 2030.
Com as alterações, os parlamentares pretendem criar um “padrão brasileiro” para certificar o hidrogênio de baixa emissão de carbono especificando os tipos de emissões de gases do efeito estufa, as etapas de produção, além dos critérios para os certificados e informações sobre emissões negativas, se houver.
Após serem aprovadas as emendas do Senado, o texto segue agora para sanção presidencial.
Simplificação: um dos principais benefícios da reforma tributária
Saber quanto se paga de impostos nos produtos e serviços, facilitar a vida de empresas na hora de acertar as contas com o fisco, combater a sonegação. Tudo isso será facilitado pela reforma tributária.
Especialistas apontam que a simplificação é um dos principais benefícios que a aprovação da reforma vai trazer para o país. Guilherme Di Ferreira, advogado especialista em direito tributário, destaca o benefício para o sistema tributário brasileiro.
“Uma justiça fiscal, redistribuindo de forma correta os benefícios e a aplicação dos impostos dentro do território brasileiro e também trazendo uma simplificação para o nosso sistema tributário tão complexo”, afirma.
Estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que, na área tributária, foram publicadas 492.521 normas em 35 anos, desde a promulgação da Constituição de 1988. Isso representa uma média de 2,31 normas tributárias a cada hora do dia útil, segundo a publicação.
Além disso, nesses 35 anos, foram introduzidas 18 emendas constitucionais para tratar de impostos, juntamente com a criação de diversos tributos, como a CPMF e a Cofins, por exemplo.
As empresas brasileiras gastam entre 1.483 e 1.501 horas por ano para preparar, declarar e pagar tributos. Foi o que mostrou um relatório publicado pelo Banco Mundial em 2021.
As empresas da América Latina e Caribe levam cerca de 325 horas por ano para cumprir suas obrigações tributárias. Nos países ricos que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o tempo cai para 155 horas.
Segundo Ranieri Genari, advogado especialista em direito tributário pelo IBET, a reforma tributária é necessária para simplificar o sistema e destravar vários investimentos, inclusive externos, que o Brasil necessita receber nos próximos anos. O especialista explica que a expectativa é de uma forma de pagamentos bastante simplificada também.
“Nesse sentido, a gente pode dizer que ela traz sim uma simplificação ao unir cinco tributos de forma que a apuração seja centralizada e haja apenas uma única obrigação acessória, sendo que, havendo essa única obrigação acessória, ela vai provavelmente vir pré-preenchida. Esse é um dos pontos que a receita trouxe, onde haverá esse preenchimento prévio e o contribuinte apenas fará algumas alterações como já ocorrem na declaração do imposto de renda atualmente”, explica.
Aprovação na Câmara
A regulamentação da reforma tributária (PLP 68/2024) foi aprovada pela Câmara na última quarta-feira (10). Após um dia de intensos debates, o projeto foi aprovado e agora vai para o Senado. O deputado Isnaldo Bulhões Jr, do MDB de Alagoas, acredita que a reforma vai trazer um sistema tributário atualizado, comparável aos melhores do mundo.
“Acho que esse é o avanço, acho que é o momento mais importante para a economia brasileira, desde a implantação do plano real que completou 30 anos, esse ano, então acho que o avanço fundamental é isso, a simplificação de impostos, somado a eficiência e a inclusão daqueles que estão na informalidade com o combate à sonegação, acho que esse é o resultado.”
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (13) tem alerta de baixa umidade e declínio de temperatura no Centro-Oeste
A temperatura pode variar entre 7ºC e 37ºC
#Previsão do tempo#Região Centro-Oeste
Avisos meteorológicos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de baixa umidade no Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso, atingindo cidades como Brasília (DF), Luziânia (GO) e Juara (MT).
Também há alerta para perigo potencial de declínio de temperaturas no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, atingindo cidades como Cáceres (MT) e Campo Grande (MS).
Confira agora a previsão do tempo no seu estado
Distrito Federal
A previsão para este sábado (13) é de poucas nuvens em todo o Distrito Federal.
Goiás
A previsão para este sábado (13) é de poucas nuvens em todo o estado de Goiás.
Mato Grosso
A previsão é de poucas nuvens em todo o Mato Grosso durante o dia e à noite.
Mato Grosso do Sul
O dia começa com possibilidade de chuva isolada no sudoeste do estado. Durante a tarde, a possibilidade de chuva fica apenas nas microrregiões de Dourados e Iguatemi. À noite, tem pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas isoladas nessas regiões e em Nova Andradina.
Temperatura mínima e máxima na região
A temperatura mínima fica em torno de 7°C em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e a máxima prevista é de 37ºC na cidade de Apiacás, no Mato Grosso. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 90%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (13) tem baixa umidade e declínio de temperaturas no Sudeste
A temperatura pode variar entre 9ºC e 31ºC
#Boletim do tempo#Previsão do tempo#Região Sudeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de declínio de temperatura no Itapetininga, Macro Metropolitana Paulista, Presidente Prudente, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul Paulista, Assis, Araçatuba, Campinas, Bauru e Piracicaba.
Também há alerta para baixa umidade no Noroeste e Norte de Minas.
Sábado (13), sem chuvas no Espírito Santo.
Confira agora a previsão do tempo no seu estado
Espírito Santo
A previsão para este sábado (13) é de tempo encoberto em todo o Espírito Santo.
Minas Gerais
O dia começa com tempo encoberto no Vale do Rio Doce, Sul e Sudoeste de Minas, Zona da Mata, Vale do Mucuri, Metropolitana de Belo Horizonte e microrregiões de Almenara, Pedra Azul, Araçuaí e Salinas. Durante a tarde, há possibilidade de chuva nas cidades de Camanducaia, Extrema, Itapeva, Sapucaí-Mirim e Gonçalves. À noite, tem chuvas isoladas nessas regiões que se estendem para os municípios de Bueno Brandão, Munhoz, Cambuí, Córrego do Bom Jesus e Toledo.
Rio de Janeiro
O sábado (13) começa com tempo encoberto em todo o estado do Rio de Janeiro. Durante a tarde, há possibilidade de chuva na Metropolitana do Rio de Janeiro, Baixadas Litorâneas, centro e sul fluminense. À noite, tem previsão de chuvas isoladas nessas regiões.
São Paulo
O dia começa com possibilidade de chuva no litoral sul e Metropolitana de São Paulo. Durante a tarde, as chuvas são fortes no litoral sul. Possibilidade de chuva no Vale do Paraíba Paulista, Macro Metropolitana Paulista, Itapetininga, Litoral Sul Paulista, Metropolitana de São Paulo, Campinas e Piracicaba. À noite, as chuvas continuam nessas regiões.
Temperatura mínima e máxima na região
A temperatura mínima fica em torno de 9°C em Ribeirão Branco, em São Paulo, e a máxima prevista é de 32ºC em Campina Verde, em Minas Gerais. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (13) tem alerta de queda de temperaturas e pancadas de chuva no Norte
A temperatura pode variar entre 12ºC e 38ºC
#Previsão do tempo#Região Norte
Avisos meteorológicos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de declínio de temperaturas no Acre e em Rondônia, atingindo cidades como Brasiléia (AC) e Ji-Paraná (RO).
Também há alerta para perigo potencial de chuvas fortes e ventos intensos no Amazonas e em Roraima, atingindo cidades como São Gabriel da Cachoeira (AM) e Rorainópolis (RR).
Sábado (13) sem previsão de chuvas no Acre, Rondônia e Tocantins.
Confira agora a previsão do tempo no seu estado
Acre
A previsão para este sábado (13) é de tempo encoberto e sem chuvas em todo o Acre.
Amapá
O dia começa com possibilidade de chuva em todo o Amapá. Durante a tarde, deve haver pancadas de chuva em grande parte do estado. Chuvas brandas nas cidades de Santana, Macapá, Porto Grande, Ferreira Gomes, Mazagão, Cutias e Vitória do Jari. À noite, chuvas isoladas em todo o estado.
Amazonas
O dia começa com pancadas de chuva no norte amazonense. Possibilidade de chuva no sudoeste e centro do estado. Durante a tarde, chuvas atingem grande parte do estado, com exceção das cidades de Apuí, Humaitá, Canutama, Lábrea, Boca do Acre, Pauini, Itamarati, Envira, Eirunepé, Ipixuna e Guajará. À noite, pancadas de chuva no norte e centro amazonense.
Pará
O dia começa com possibilidade de chuva no Baixo Amazonas, Marajó, metropolitana de Belém e nordeste paraense. Durante a tarde, pancadas de chuva no Baixo Amazonas. Chuvas isoladas no Marajó e possibilidade de chuva na metropolitana de Belém e nordeste paraense. À noite, chuvas isoladas nessas regiões.
Rondônia
A previsão para este sábado (13) é de poucas nuvens em todo o estado de Rondônia.
Roraima
O dia começa com chuvas em todo o estado de Roraima. Pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas isoladas são esperadas nas cidades de Alto Alegre, Amajari, Pacaraima, Uiramutã e Normandia. Durante a tarde e à noite, pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas isoladas
Tocantins
A previsão é de poucas nuvens no Tocantins durante o dia e à noite.
Temperatura mínima e máxima na região
A temperatura mínima fica em torno de 12°C no município de Vilhena, em Rondônia, e a máxima prevista é de 38°C em Novo Progresso, no Pará. A umidade relativa do ar varia entre 25% e 95%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (13) tem alerta de vendaval no Nordeste
A temperatura pode variar entre 11ºC e 36ºC
#Previsão do tempo#Região Nordeste
Sábado (13) tem previsão de chuvas em regiões do Nordeste e alerta para vendaval.
Avisos meteorológicos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de vendaval no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia, atingindo cidades como Floriano (PI), Fortaleza (CE), Caicó (RN), Itaporanga (PB), Petrolândia (PE), Mata Grande (AL) e Guanambi (BA).
Confira agora a previsão do tempo no seu estado
Alagoas
O sábado (13) começa com possibilidade de chuva isolada no leste alagoano. Durante a tarde, tem chuvas brandas nessa região e à noite voltam a ser apenas uma possibilidade.
Bahia
O dia começa com possibilidade de chuva na metropolitana de Salvador e microrregiões de Alagoinhas, Entre Rios e Valença. Durante a tarde, tem chuvas isoladas apenas na cidade de Jandaíra. À noite, há possibilidade de chuva na metropolitana de Salvador e microrregiões de Alagoinhas e Entre Rios.
Ceará
O sábado (13) começa com possibilidade de chuva na metropolitana de Fortaleza e nas microrregiões do Litoral de Camocim e Acaraú, Itapipoca, Baixo Curu e Chorozinho. Durante a tarde e à noite, não há previsão de chuva no estado.
Maranhão
O dia começa com possibilidade de chuva nas microrregiões do Litoral Ocidental Maranhense, Aglomeração Urbana de São Luís, Rosário, Gurupi e Pindaré. Durante a tarde e à noite, a possibilidade de chuva se estende para os Lençóis Maranhenses, Itapecuru Mirim, Baixo Parnaíba Maranhense e Chapadinha.
Paraíba
A previsão para este sábado (13) é de possibilidade de chuva apenas na mata paraibana.
Pernambuco
O dia começa com possibilidade de chuva na mata pernambucana e metropolitana de Recife. Durante a tarde, tem chuvas isoladas nessas regiões e à noite, as chuvas voltam a ser apenas uma possibilidade.
Piauí
O sábado (13) começa com possibilidade de chuva no norte piauiense. Durante a tarde e à noite, sem previsão de chuva no estado.
Rio Grande do Norte
Este sábado (13) começa com possibilidade de chuva no leste e agreste potiguar. Durante a tarde, a possibilidade de chuva se estende para as microrregiões de Mossoró, Vale do Açu e Macau. À noite, há possibilidade de chuva no leste potiguar.
Sergipe
O dia começa com possibilidade de chuva no leste sergipano. Durante a tarde, as chuvas são brandas no leste e agreste do estado. À noite, há possibilidade de chuva no leste sergipano.
Temperatura mínima e máxima na região
A temperatura mínima fica em torno de 11°C no município de Piatã, na Bahia, e a máxima prevista é de 36ºC na cidade de Piracuruca, no Piauí. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 100%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (13) tem alerta de chuvas, onda de frio e geadas no Sul
A temperatura pode variar entre 1ºC e 25ºC
Neste sábado (13), são esperadas geadas apenas no Rio Grande do Sul. Também há previsão de pancadas de chuva em regiões do Paraná, Rio Grande do Sul e em todo o estado de Santa Catarina.
Avisos meteorológicos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de chuvas fortes e ventos intensos no Paraná e em Santa Catarina, atingindo cidades como Guarapuava (PR) e Joinville (SC).
Também há alerta para onda de frio em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, atingindo cidades como Criciúma (SC) e Erechim (RS).
O último alerta do Inmet é para geadas apenas no Rio Grande do Sul, em cidades como Bagé e São Borja.
Confira agora a previsão do tempo no seu estado
Paraná
Este sábado (13) começa com pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas isoladas no sudoeste paranaense e nas microrregiões de Foz do Iguaçu, Cascavel, Palmas, União da Vitória, Irati, São Mateus do Sul e Rio Negro. Nas demais regiões do estado, há possibilidade de chuva. Durante a tarde, as chuvas fortes continuam no sudoeste paranaense e nas microrregiões de Foz do Iguaçu, Cascavel, Palmas, União da Vitória, Irati e São Mateus do Sul e se estendem para a metropolitana de Curitiba. À noite, as pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas isoladas atingem todo o Paraná.
Santa Catarina
O dia começa com chuva em todo o estado de Santa Catarina. No norte catarinense e nas microrregiões de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Joaçaba, as chuvas são fortes e acompanhadas por trovoadas isoladas. Durante a tarde e à noite, as pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas isoladas atingem todo o estado.
Rio Grande do Sul
Neste sábado (13), o dia começa com geada no centro ocidental, centro oriental, sudoeste gaúcho e microrregiões de Jaguarão e Serras de Sudeste. Nas demais regiões do estado, muitas nuvens. Durante a tarde, pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas isoladas na metropolitana de Porto Alegre, noroeste e nordeste gaúcho. Chuvas brandas na microrregião de Serras de Sudeste, centro oriental e ocidental gaúcho. À noite, as chuvas atingem todo o Rio Grande do Sul, sendo fortes no noroeste, nordeste e metropolitana de Porto Alegre.
Temperatura mínima e máxima na região
A temperatura mínima fica em torno de 1°C no município de Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul, e a máxima prevista é de 25ºC na cidade de Paranavaí, no Paraná. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 100%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.