Irrigação no Nordeste: MIDR inicia debate sobre modelos de concessão no Piauí

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) participou, nesta quarta-feira (19), de evento para apresentar e discutir os projetos para concessão dos perímetros irrigados Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos, ambos localizados no estado do Piauí e administrados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Durante o evento, foi assinado acordo de cooperação entre os governos federal e do Piauí para identificação, em conjunto, de outros perímetros de irrigação em regiões prioritárias do estado que podem ser beneficiados por parcerias com o setor privado.

Representante do MIDR no evento, o secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, destacou a importância do debate. “Iniciamos aqui pelo Piauí esta jornada para elaboração de novas modelagens para a implantação dos perímetros irrigados, uma das metas estruturantes que integraram os primeiros cem dias de governo do presidente Lula”, destacou. “O objetivo é que a gente possa concluir os modelos nos próximos meses e submetê-los à consulta pública, para depois realizar o leilão de concessão, que visa atrair investimentos privados, além das iniciativas públicas, para fomentar os perímetros irrigados em estados do nordeste, uma agenda transversal de geração de renda, fortalecimento do pacto federativo, segurança hídrica e sustentabilidade”, ressaltou Tavares.

Presente ao evento, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou que os perímetros Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos são importantes para a geração de emprego e renda no estado. “A união entre poder público, governos federal e estadual, com a iniciativa privada vai viabilizar a conclusão desses sistemas, gerando produção e Produto Interno Bruto para o nosso estado”, enfatizou Fonteles.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, apresentou na reunião duas ações que podem servir de exemplo para as iniciativas no Piauí. “Tivemos a oportunidade de compartilhar com o governo do Piauí duas expertises que a Codevasf executou em perímetros irrigados, mostramos tanto a experiência de sucesso no Baixio do Irecê, na Bahia, que já foi concedida à iniciativa privada, como também no Jequitaí, em Minas Gerais, que é um projeto que lançaremos em breve”, declarou.

Nesta quinta-feira (20), a partir das 7h, será realizada visita técnica ao perímetro irrigado Tabuleiros Litorâneos.

Os empreendimentos

Os platôs de Guadalupe estão localizados no município de mesmo nome. A primeira etapa do projeto já foi implementada, com quase 3,2 mil hectares. Outros 11.761 hectares da segunda etapa ainda serão colocados em operação. A previsão é que o empreendimento possa gerar 30 mil empregos e beneficiar 120 mil pessoas. Os principais cultivos são banana e goiaba, que representam, juntas, 81% da produção. Os Investimentos em infraestrutura estimados após a concessão são de R$ 256 milhões.

Enquanto os tabuleiros litorâneos ficam nos municípios de Parnaíba e Bom Princípio e têm potencial para gerar 17 mil empregos e beneficiar 72 mil pessoas. Atualmente, 2,4 mil hectares estão em operação e o objetivo é implantar mais 5.740. O perímetro é irrigado pelas águas do Rio Parnaíba, por meio de um canal de 1,3 mil metros de extensão. O destaque da produção são as frutas orgânicas para exportação. Os Investimentos em infraestrutura estimados após a concessão são de R$ 140 milhões.

Outros estados

Outros três perímetros irrigados administrados pelo Dnocs também terão realizados os estudos de viabilidade. Integram a lista os perímetros Baixo Acaraú, no Ceará, Chapada do Apodi, no Rio Grande do Norte, e Tabuleiros de São Bernardo, no Maranhão. O prazo para conclusão dos estudos também é de seis meses.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *