Licitação para início das obras do Canal do Xingó é anunciada

Foto: Dênio Simões/MDR

O Governo Federal anunciou o lançamento de edital para início da construção do Canal do Xingó. Nesta primeira etapa, serão contratadas obras e serviços de engenharia para a primeira etapa do projeto, que inclui obras de captação e a construção de um túnel no estado da Bahia. O investimento federal nessa fase é de mais de R$ 93 milhões.

A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). 

O lote I, com mais de 50 quilômetros de extensão, cruza os municípios de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e finaliza em Canindé do São Francisco, no estado de Sergipe. A segunda etapa desse lote, ainda a ser licitada, vai incluir a construção de um sistema de macrodrenagem e de estrada para acesso à área.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destaca a importância de garantir segurança hídrica a todo estado do Nordeste. “A importância que essa obra é para o estado de Sergipe e essa é uma obra do estado brasileiro. A segurança hídrica é o que permite esse salto no desenvolvimento, melhora a questão da obtenção do emprego e da renda, porque é possível gerar a indústria, o comércio, a área de serviço, que só acontece com a água e, principalmente, nesse mundo em que nós estamos vivendo, é o respeito ao meio ambiente.”

A obra do Canal do Xingó foi dividida em quatro fases e vai atender cinco cidades de Sergipe e duas da Bahia, beneficiando mais de dois milhões de pessoas.

Para saber mais sobre as ações de segurança hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse: mdr.gov.br.

Fonte: Brasil 61

COVID-19: Brasil vacina 80% da população alvo com duas dosesBloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade
Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.