Mais 2 mil cidades apresentaram expansão no mercado de agronegócio em janeiro


Das 4.690 cidades com movimentação no mercado de trabalho do agronegócio em janeiro deste ano, 2.395 apresentaram expansão e 1.992 tiveram redução. Os municípios com as maiores expansões mensais pertencem ao Rio Grande do Sul, sendo eles: Vacaria (+4.741) puxada pelo cultivo de maçã; Santa Cruz do Sul (+1.229), puxada pelo processamento de fumo, e Bom Jesus (+1.179), também puxada pelo cultivo de maçã. As informações são do levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Outros municípios que se destacaram na expansão do mercado de agronegócio foram:

  • Petrolina (PE)
  • Venâncio Aires (RS)
  • Franca (SP)
  • Fraiburgo (SC)
  • São Paulo (SP)

AGRO: simplificação de impostos e direito de propriedade estão entre temas prioritários para o setor

Exportações do agro batem novo recorde em fevereiro de 2024

Segundo o levantamento, as pequenas cidades foram responsáveis por 55% do saldo positivo de empregos (+21 mil vagas), enquanto as grandes cidades representaram apenas 5% desse saldo mensal.

O crescimento do emprego foi significativo na região Sul, impulsionado pelas atividades relacionadas às culturas de maçã/uva e fumo, que geraram 13,3 mil vagas adicionais, e no Centro-Oeste— onde a produção de soja e pecuária bovina impulsionou a criação de 10,6 mil vagas. Por outro lado, no Nordeste, houve uma redução no número de vagas de emprego devido aos desligamentos na indústria açucareira, que resultaram em uma perda de 3 mil vagas.

Os principais setores geradores de emprego no mês de janeiro foram o cultivo de soja, com um acréscimo de 8.662 empregos distribuídos em 1.146 municípios; o cultivo de maçã, que registrou um aumento de 7.629 empregos em 35 cidades — e o processamento industrial do fumo, que adicionou 2.704 empregos em 16 municípios. 

No total, o setor agrícola abriu mais de 39 mil postos de trabalho em janeiro de 2024.Segundo a CNM, a criação de 239.014 empregos em comparação aos 199.690 desligamentos, totalizou um saldo positivo de 39.324 postos de trabalho.

Fonte: Brasil 61

Please follow and like us:
Pin Share
Esta entrada foi publicada em notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *