O governo de Minas Gerais prevê o investimento de mais de R$ 3 bilhões na malha rodoviária mineira, a maior do país, com cerca de 26 mil quilômetros. Essas melhorias incluem não apenas a restauração funcional das estradas, mas também a construção de pontes e o asfaltamento de trechos que ainda aguardam por pavimentação.
Segundo o governo de Minas, já foram contratados os estudos para organizar a terceira rodada de concessões de trechos rodoviários. Essa etapa compreenderá mais de 2,4 mil quilômetros de estradas nas regiões noroeste de Minas, Zona da Mata e no Vetor Norte da região metropolitana de Belo Horizonte.
O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares, prevê em 2024, a conclusão de obras que foram iniciadas no ano passado e o início de novas.
“Obras importantes, como a do Vale do Mucuri, a rodovia do boi MGC-418, têm mais de 170 quilômetros de extensão sendo completamente recuperadas. Nossa expectativa é concluir essa obra até junho deste ano. E outras obras importantes, simbólicas, que vão começar no mês de fevereiro, como no Vale do Jequitinhonha, as estradas que ligam Almenara a Bandeira, Almenara a Jordânia, Almenara a Mata Verde”, informa.
Além disso, Tavares destaca que serão feitas recuperações no norte de Minas Gerais, na MG-122, que liga a BR-251, próxima a Monte Carlos até a cidade de Janaúba. Também estão previstas obras no Triângulo Mineiro, até a Zona da Mata, divida com São Paulo.
Bruno Azambuja, especialista em Direito Regulatório com ênfase em transportes, informa que os investimentos nas rodovias resultam em maior segurança na estrada e melhor qualidade do pavimento.
“Quando se investe em melhoria do pavimento, duplicação de rodovias, correção de erros de engenharia, por exemplo, tudo isso impacta diretamente no índice de acidentes. Então você aumenta a segurança daquela estrada e o fluxo das pessoas, que têm mais confiança e mais tranquilidade para passar por ela”, explica Azambuja.
Segundo os últimos dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito, em Minas Gerais, foram registrados mais de 183 mil acidentes de trânsito e 1.306 mortes, no acumulado de janeiro a agosto de 2023.
A diretora executiva adjunta da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Fernanda Rezende, destaca que além de adequar as rodovias para diminuir acidentes e mortes, também é importante expandir a malha rodoviária brasileira.
“O investimento também é necessário para melhorar e aumentar a disponibilidade de infraestrutura rodoviária no país. Hoje, somente 12% da nossa extensão é pavimentada, ou seja, isso faz com que o transportador ou usuário da rodovia tenha poucas opções de caminhos alternativos para se trafegar”, afirma.
Provias
Lançado em abril de 2022, o Provias — do governo de Minas Gerais — é um programa de recuperação rodoviária que tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram algumas rodovias mineiras.
O programa já concluiu 50 obras e recuperou cerca de 1,2 mil quilômetros de rodovias.
No Vale do Jequitinhonha, foram realizadas obras de recuperação da rodovia MGC-367, entre os entroncamentos para Carbonita e Bocaiúva.
No Sul de Minas, também foram feitas obras na LMG-883, entre o entroncamento com a MG-347 e Dom Viçoso. Na MG-290, em Jacutinga, trecho de acesso ao distrito industrial também foi recuperado.
Leia mais:
Brasil registra 725 acidentes de trânsito no fim do ano
Fonte: Brasil 61