Oi, eu sou Fabiana Cost
a, estamos aqui em mais um Onde Tem SUS, tem vacina. No episódio anterior, trouxemos dados da vacinação no Brasil e vimos que nosso país já vacinou 72,2% da sua população com pelo menos duas doses ou a dose única do imunizante.
EMISSORAS DE RÁDIO: Comunicador, disponibilizamos o áudio deste podcast para download. Utilize e diversifique sua programação!
Mas será que todas as vacinas são mesmo eficazes?
Vamos ouvir a Doutora Keila sobre este assunto.
“Todas as vacinas que temos disponíveis, elas são seguras e são eficazes. Não se pode comparar uma vacina com a outra.”
O Sistema Único de Saúde tem trabalhado muito para levar as vacinas para mais e mais pessoas do nosso Brasil.
E pra gente saber como anda a vacinação em nosso país, a gente trouxe dados dos estados brasileiros.
No topo do ranking dos estados que mais aplicaram vacinas contra a Covid-19, está São Paulo, com 116 milhões de doses aplicadas. Em seguida, temos Minas Gerais, com 46 milhões e Rio de Janeiro, com 35 milhões. Na sequência, vêm Bahia, 28,7 milhões e Paraná, com 25,5 milhões de doses aplicadas.
Esses dados ajudam a ter uma ideia do imenso trabalho, que contou com a ajuda de muitas pessoas, para que a vacina chegasse no braço dos brasileiros.
Quem também tomou a vacina foi Dona Irani Maria dos Santos. Dona Irani foi infectada pela Covid depois de ter tomado a vacina.
“Eu peguei depois que eu tomei a vacina, por isso que eu to aqui contando”
Assim como dona Irani, a vacina protegeu e protege muitas pessoas.
Para se ter uma ideia do público vacinado, 53,3% da população vacinada são mulheres e 46,7% são homens.
O Brasil é um país continental.
Vacinar 72,2% da população em um país tão diverso quanto o nosso, com tantas diferenças étnicas e geográficas é um verdadeiro desafio que o SUS encarou com vontade de dar certo.
O resultado é um esquema vacinal referência no mundo inteiro, com um sistema de saúde público e universalizado, patrimônio dos brasileiros. Por isso, pode ter certeza, onde tem SUS, tem vacina.
Fonte: Brasil 61